Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ÉTICA.


No primeiro capitulo comecei a entender o que é Ética e Moral em seus contextos gerais, na visão dos autores. Ética, no meu ver, é as regras de conduta e comportamento que conduzem a boa relação entre nós para com os outros. Já a moral seria uma coisa mais limitada, ou mais determinada a certos pontos dessa relação.
Sem a ética nossa vida, nossas relações seriam um verdadeirocaos, pois a ética seria, talvez os limites da nossa convivência em sociedade, nas palavras do autor “a ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade”.
Na política a ética é essencial, apesar de quase extinta, pois com a falta dela, assim que sociedade descobre, vem a insatisfação em massa o que acaba gerando as suas consequências para os antiéticos. Foi assim com o Collor, por exemplo,um presidente que se aproveita de seu cargo e seu poder para tirar vantagens individuais, foi “expulso” desse cargo que a sociedade lhe confiou, porém, que a mesma fez um dos mais belos, se não o mais, movimento político social contra a antiética ma história desse país (o MEP – Movimento pela Ética na Política), apesar de ser um sentimento essencial, a ética não é dominante no país, infelizmente.Hoje a falta de ética, pode ser porque há uma falta de construção e/ou permanência de valores que são passados de geração a geração. A mesma ocorria ou era construída dentro do espaço familiar e escolar, porém hoje a maioria desses valores são passados e/ou transmitidos pela TV, que há uma banalização da vida e dos valores, que antigamente era os mais importantes na vida de um individuo e de umasociedade.


2. POLÍTICA E PODER.


Política, em si, seria uma espécie de relação, uma relação de poder que é estabelecido entre pessoas. Mas o que é o poder? É um tipo de relação em que existe o domínio, que se aproveita do domínio e que gera o domínio. Porém apesar de haver o domínio no poder, o poder democrático é aquele que não há um domínio de um sobre o outro, pois é aquele que há umagestão, porém não há o domínio. Porém na política há uma sede de poder, mas a ética deve ser maior, mais forte.
Os princípios de uma boa relação democrática são: liberdade, igualdade, participação, diversidade e solidariedade, pois com elas ajuda a reconhecer as diferenças presentes na sociedade.
A história brasileira é uma historia de dominação, europeus sobre os índios, brancos sobre negros,ricos sobre os pobres. Porém grande parte dos dominados não tem consciência dessa dominação, o que gera consequências que vemos e criticamos todos os dias.
Apesar de muitos pensarem que a política se limita a esfera do Estado, a política esta presente na nossa família, escola e/ou nosso trabalho.

3. BRASIL, PAIÍS DE CONTRADIÇÕES (I).


Primeiramente a igualdade e a desigualdade sãoprincípios éticos, pois a desigualdade é a privação social, ou melhor, a exclusão de certo beneficio e/ou coisa. Já a diferença é algo mais individual de cada um de nós. Desde o tempo ou fim do tempo escravocrata, o negro no Brasil é um excluído da sociedade pela sua cor, essa exclusão também é conhecida como racismo. Porém o país tem uma negação de que é racista, mas é!
Para acabar com essa abominávelatitude não basta mudar a política de um país, mas também a cultura de sua população, os valores. Pois o que decide o futuro de uma nação é a cultura.
Em qualquer sistema político é preciso saber o que é publico – quando falamos de instituições – que é tudo aquilo que está ligado ao que se faz na sociedade e que interfere na mesma.

4. BRASIL, PAÍS DE CONTRADIÇÕES (II).


O golpe de 1964 atétinha que uma “boa intenção”, em termos, que era tira o Brasil do fundo do poço. Pois o país estava endividado, com a corrupção em alta, inflação nos extrapolando os limites de qualquer renda de algum trabalhador. Quando foi instaurado a Ditadura Militar, o país começou a ser comandado pelas Forças Armadas – Exército e Marinha, na época.
Porém continuava a ser uma Ditadura, o povo perdeu seu...
tracking img