Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A humanização se faz na mudança para o crescimento. É pela negação do estado atuar de coisas que cada individuo humano complementa-se e cresce. A humanização se dá pelo suprimento de necessidades que sentimos, quando fazemos algo com nosso atual estado. Com efeito, agimos de forma a suprir carências, necessidades sentidas, no nível biológico, social e transcendental, os trêscomponentes primários geradores de toda a atividade humana.
Ao mesmo tempo que as pessoas são importantes, elas também são complexas; pelo simples fato de serem complexas elas se tornam indispensáveis para a organização. A diversidade cultural é inquestionável, pois isso é inerente ao ser humano desde os primórdios das antigas civilizações. Se agruparmos cinquenta pessoas em um mesmo ambiente paradesempenharem a mesma tarefa, certamente todas elas ou pelo menos a maioria desempenhará as tarefas da mesma forma, mas terão ideias diferentes acerca do modo pelo qual a tarefa foi realizada. A empresa que realizar investimentos tanto em pessoal como em tecnologia possui grandes chances de aumentar sua competitividade, e essa competitividade será ainda maior se a empresa distribuir corretamenteas funções e verificar constantemente se tudo está sendo feito conforme o planejado. Para isso, ela deverá colher informações através da observação direta, que é a observação in loco de tudo o que acontece naquele ambiente organizacional. Para isso, a empresa contratará sociólogos ou psicólogos para colher esses dados.












2. RELATÓRIOS PARCIAIS SOBRE ÉTICA, MORAL E LEI.Moral
Moral é o conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivencíados por um grupo humano. Nas culturas dos grupos humanos estão presentes hábitos e costumes considerados válidos, porque bons; bons, porque justos; justos, porque con¬tribuem para a realização dos indivíduos. Atos gerados confor¬me esses hábitos serão julgados morais ou moralmente bons. Por outro lado, há hábitos e costumesconsiderados inválidos, porque maus; maus, porque injustos; injustos, porque atrapa¬lham ou impedem a realização dos individuos
Ética
Ética é a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações. É uma ciência (reflexão), que tem por objeto a moral e a lei (referencial da ação humana), e pretende aprimorar as “atividades realizadoras de si” desenvolvidas pe¬losindivíduos, pela busca do excelente. A excelência de uma ação é julgada em função do conteúdo de justiça a que pode dar oportunidade. Por isso, ética não impõe moral e lei, mas propõe rumos possiveis para o aperfeiçoamento de ambas.
Lei
Hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fun¬damentais, indispensáveis para os individuos, são consigna¬dos na forma de leis. Leis são acordos de caráterobrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justi¬ça mínima, ou direitos mínimos de ser. Importante ressaltar que a lei não é a justiça, ou seja, o cumprimento da lei não é o máximo que os indivíduos conse¬guem desenvolver em prol da própria realização. É apenas um instrumento para fazer justiça, enquanto encarregada de ga¬rantir justiça mínima.
Oriundas das mesmas necessidades,lei e moral assemelham-se e, ao mesmo tempo, guardam entre si diferenças importantes. São, por um lado, semelhantes porque:
• lei e moral são ambas instrumentos de justiça;
• lei e moral são humanas, pois originam-se das ne¬cessidades humanas;
• lei e moral são históricas, pois são estabelecidas a partir de necessidades historicamente despertadas;
• lei e moral são sociais, pois se apresentamcomo for¬ma de organização da convivência humana;
• lei e moral são questionáveis, pois valem somente enquanto capazes de promover o bem do homem;
• lei e moral dependem de instituições sociais que cui¬dem de sua preservaçao.
Diferenciam-se, por outro lado, especialmente porque:
• a moral é um instrumento informal de justiça; a lei é um instrumento formal, escrito e promulgado;
• a moral...
tracking img