Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

O avanço vertiginoso da economia mundial aliada às novas tecnologias de comunicação vem contribuindo para a exclusão das fronteiras entre a sociedade e as organizações públicas, fato que exige posturas morais cada vez mais austeras na condição de conduzir suas atividades. Por sua vez, as mudanças estruturais ocorridas na Administração Pública, principalmente a partirdos anos 90, e o cenário econômico instalado a partir daquela época, praticamente exigiram a promoção da ética, da transparência e da honestidade como requisitos primordiais para assegurar a confiança das instituições Públicas.
Dentro do contexto atual, a questão da ética passou a ser tratada formalmente pelas administrações, por meio de ações normativas e executivas. Este estudopretende abordar de forma clara e simples a questão da ética e das condições necessárias para expulsar de vez os conflitos de interesses nas organizações públicas. Inicialmente será definido o que seria a burocratização institucional da ética, considerando que a burocratização da ética pelos canais oficiais, sozinha é incapaz de obter sucesso na paralisação de interesse próprios em detrimento docidadão.
Se o administrador prima pela ética dificilmente seus preceitos morais vão ser questionados pelos comandados ou por quem dele se aproxima com a finalidade de um pedido de prestação de serviços, etc. Agindo sob o comando da moralidade e ética qualquer profissional da área de gestão não estará só contribuindo somente para si, mas para a instituição que administra e para a sociedade.Como objetivo, o presente trabalho pretende analisar a questão da ética na Administração dos órgãos públicos, além de propor uma discussão sobre ética, baseando-se nas várias definições que antecedem o assunto e ao mesmo tempo, confrontar a definição do conceito de moral e refletir sobre a Ética nas Empresas no sentido de motivar ações, mudanças de conduta, e uma reavaliação do código deÉtica aplicado pelas Empresas. A sociedade sofre, dia após dia, mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais. Nesse ciclo de metamorfoses, as empresas começam a perceber que o sistema tradicional de remuneração - baseado apenas em aspectos hierárquicos - pode ser substituído por modelos que considerem a habilidade, competência e o desempenho dos profissionais. Ao contrario domodelo tradicional, a remuneração por competências e habilidades está ligada a uma estrutura organizacional mais horizontal, a uma segmentação menor dos cargos e um foco maior na pessoa do que na função, buscando desenvolver o indivíduo e a organização.
A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida.Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivarvirtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz.
2- CONHECIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO E SUAS EXIGÊNCIAS E A COMPREENÇÃO DO GESTOR PÚBLICO COM A ÉTICA.
A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.
Hámuitas formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral. Você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.A...
tracking img