Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância





Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Ética e relações humanas no trabalho





Tutora presencial - Juliana
Tutora a distância - Aline Cristina Locatelli
Nomes dos Componentes do grupo e RA:
Mariana Andressa Curado - RA 2606480506
Giliane Silva Azevedo de Barros - RA 2604477067
Elci Conceição dos Santos - RA 2626483207Mariana Aparecida Machado de Almeida - RA 2622484795
Débora Masda Nogueira de Souza Tavares - RA 2625482587
Marina Gomide Maion - RA 2625482832

Introdução
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora nãopossa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Portanto, a ética nas empresas diz respeito a regras, padrões e princípios em situações específicas, ela é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência da organização.
A falta de ética na empresa
Mas atualmente muitas empresas desaperceberam a necessidade de um código de ética, e agem ou aceitamatitudes antiéticas no meio profissional. Veja um exemplo de falta de ética que prejudica tanto o funcionário quanto a própria organização.
Assédio moral no trabalho
O assedio moral é a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Ele é mais comum em relações hierárquicas, em que predominam condutas negativas,relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados.Tem por objetivo desestabilizar a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Como o assedio moral acontece
O agressor escolhe a vítima e a isola do grupo, impedindo-a de se expressar ou se explicar. Ele a ridiculariza, inferioriza, e menospreza em frente doscolegas de trabalho.A vitima é sempre responsabilizada por erros e os comentários de sua incapacidade são feitos publicamente.Desestabilizada emocionalmente e profissionalmente, a vítima gradativamente vai perdendo sua autoconfiança e o interesse pelo trabalho.
As manifestações do assédio podem ser diferentes segundo o sexo da vitima. Com as mulheres: os controles são diversificados e visam intimidar,submeter, proibir a fala, interditar a fisiologia, controlando tempo e freqüência de permanência nos banheiros. Relaciona atestados médicos e faltas a suspensão de cestas básicas ou promoções. Já com os homens: atingem a virilidade, preferencialmente.
Assim a humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade,dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental. Em alguns casos mais graves a vítima se isola da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool. E por fim quando o problema não é solucionado o agressor consegue seu objetivo que a vitima peça demissão do trabalho.
Solução do assedio no trabalho
O assédio moral no trabalho não éum fato isolado, como vimos ele se baseia na repetição ao longo do tempo de práticas constrangedoras. O fim desse tipo de humilhação depende também da informação, organização e mobilização dos trabalhadores que o presenciam, a maioria se cala por medo de perder o emprego ou ser a próxima vitima, mas um ambiente de trabalho saudável é uma conquista diária, e é possível na medida em que haja"vigilância constante" objetivando condições de trabalho dignas, baseadas no respeito mutuo, no incentivo a criatividade e na cooperação.
A batalha para recuperar a dignidade, a identidade, o respeito no trabalho e a auto-estima, deve passar pela organização de forma coletiva, envolvendo diferentes atores sociais: sindicatos, advogados, médicos do trabalho e outros profissionais de saúde, sociólogos,...
tracking img