Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Existência ética:
Somos o que pensamos e o que fazemos, e a ética vem para nos moldar perante a sociedade e visando o bem comum. Citando normas e condutas, nos dandodiretrizes para sermos bons cidadãos e zelando pela integridade dos indivíduos.
O senso moral está relacionado aos valores, sentimentos e o nosso posicionamento perante diversassituações na sociedade, fazendo-nos levar em consideração o que é certo e errado, justo e injusto, justiça e injustiça, mérito e grandeza da alma, bom e mau, bem e mal para poder tomar adecisão e sofrer as consequências de nossas ações de acordo com o nosso consciente. Já Consciência Moral nos coloca no lugar do outro e nos faz decidir e justificar nossas ações,mesmo sem sermos obrigados.
Os juízos de fato denotam algo ou coisas como elas realmente são e os juízos de valor se referem a algo que deve ser na política, na religião, nasartes, as pessoas, as intenções, entre outros. Juízos morais de valor determinam o comportamento, como dever ser e agir com os sentimentos, atos e intenções.
A ética é a conduta deuma sociedade, dita a forma correta de agir e o que não deve ser feito, protege a integridade física e psíquica do indivíduo através de normas, procurando controlar e diminuir aviolência. A violência, por sua vez, pode ser discriminação racial e social, cultural, religião, política, sexual e atingir o outro verbalmente ou fisicamente com torturas e prisõeslevando à morte.
A ética se resume em consciência e responsabilidade moral e é constituída pelo agente livre (sujeito moral ou pessoa moral), este precisa dominar as virtudes,valores e condutas que visam o bem, ter sabedoria para escolher os meios certos, justo e permitido baseado na verdade, na liberdade de escolha do outro e resultar no fim ético.
tracking img