Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação do texto (referência bibliográfica completa – ABNT)
ASSMANN, S.J. Filosofia e ética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.


Ideia central do texto ( bem elaborada na forma de parágrafo)
O texto, Filosofia e ética, expõe como a ética e a moral devem sercompreendida. Identificando a diferença entre ética e moral a partir da concepção de vários autores de nomes do meio filosófico. Entretanto, a definição utilizada pelo texto é que ética dever ser entendida como a teoria da moral, o estudo do comportamento humano, ou seja, identificação do que é bom ou mal, enquanto moral é o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e aos valores que lhes sãopropostos, sendo moralmente correta a postura que uma pessoa mantém, um estilo de comportamento. No caso, se não houvesse regras ou hábitos estabelecidos, não teria lógica a existência do bem e do mal, e por tanto, não teria descumprimento de regras porque elas não existiriam. Para os animais, as regras são chamadas de instintos, nunca podendo descumpri-las (amoral). Já nós humanos, podemos decidircomo agiremos, se a cumpriremos ou não, por tanto, somos sujeitos morais (capacidade de deliberar sobre alternativas disponíveis). Quem não pratica a moral é identificado como imoral. Ninguém nasce sabendo que está submetido a regras, não sendo responsabilizado, até certa idade, por atitudes imorais ou judiciais, só o processo de ir se tornando humano através da educação é que a pessoa se torna umser moral. E só somos moral ao criarmos ou defendermos e agirmos de acordo com uma lei válida para nós e para todos os seres humanos.


Ideias secundárias do texto que sustentam a idéia central
Filosofia, ética
É importante destacar que na lei moral cada um deve assumir a responsabilidade como se si próprio houvesse criado a lei, cumprindo-a não por que alguém nos impôs e sim poracreditarmos que aquilo seja o certo, praticando, nossa ética. O bem e o mal é definido por cada um, pelo que ele próprio acha correto, existindo porque e enquanto vivermos em sociedade. E essa ética só começou a existir com o nascimento da filosofia, e ela é a fundamentação racional das regras morais.

1) A Ética pode ser dividida em antiga, medieval e moderna.
2) Existem dois tipos de Ética, a daconvicção e ética da moralidade.
3) São dividas em duas as crises, sendo elas a Crise ética e a crise da ética.
4) Atualmente a uma grande dificuldade em formular uma ética.

1) A Ética pode ser dividida em antiga, medieval e moderna.
Essa divisão facilita entender quais foram às fontes da norma moral. Para os antigos, ética era como modo virtude e como fim a felicidade, e para alcança-la serianecessário estabelecer uma harmonia entre a vida individual e coletiva na cidade, agindo de acordo com a natureza e respeitando-a. Para eles, a liberdade era essencialmente política.
Enquanto na idade média, ser moral era assumir um código de regras como se fosse estabelecido por um ser superior, ou seja, Deus. Por tanto, fazer o mal era o descumprimento das regras, mandamentos divinos. OCristianismo desloca a liberdade do campo político, como era para os antigos, para o interior do ser humano, sendo dentro deste que se dava a luta entre bem e mal, e não só na convivência dos seres humanos entre si.
Os modernos estabeleceram a lei moral através dos hábitos estabelecidos nas coletividades, através de convenções ou consensos, aparecendo escrito nas constituições nacionais e em acordosinternacionais (Declaração Universal dos Direitos Humanos).
“Se na Antiguidade e na Idade Média a ética dá primazia à existência do ser humano como parte de uma comunidade, na vida moderna há uma primazia do indivíduo sobre a coletividade.”
Com isto, podemos definir que a moral é o fato de vivermos e nos preocuparmos em nossa vida individual e social, na vida privada e na vida pública, com o agir...
tracking img