Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Variáveis básicas de uma negociação

Cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situações com base no seu ponto de vista e sua conveniência, que até mesmo se altera emsituações diversas ao longo do tempo (Martinelli e Almeida, 1998). Mas em qualquer situação, haverá três variáveis básicas: tempo, informação e poder.
A primeira variável é o tempo, onde deve ser muitobem analisada, pois ela afeta o processo e também pode transformá-lo em um ponto de apoio para projetar o negócio e alcançar a satisfação de ambas as partes envolvidas. O negociador deve ser:paciente, tranqüilo, equilibrado e prudente.
O modo como o tempo é usado pode afetar na negociação, pois o tempo pode influenciar relacionamentos onde pode ser prejudicial ou bom para a negociação. O tempopode favorecer qualquer lado dos negociantes, sendo assim eles pode ser bom para um e ruim para o outro ou também pode ser bom ou ruim ao mesmo tempo para ambas as partes, sendo assim o bom negociadordeve saber usar essa ferramenta com muita habilidade para ajudar sua empresa e visar o processo ganha-ganha.
A segunda variável, informação, diz respeito ao ato ou efeito de informar-se acerca dealguém ou de algo (Martinelli, 2002). Ela indica o conhecimento que um grupo ou uma pessoa tem através das diversas fontes, a variável informação é muito importante para o sucesso de uma negociação, poisquanto mais informações confiáveis os indivíduos ou o grupo tem, mais chance tem de conseguir sucesso na negociação.
Nas negociações, a variável informação é a variável, mais importante, pois ela éque vai decidir se uma das partes vai ter o sucesso ou o fracasso na negociação. Na negociação, a informação deve ser coletada antes, durante e depois, assim prevendo uma negociação futura.
Umnegociador convencional, ou seja, que não usa de poder adquirido para intimidar a outra parte, seja emocionalmente ou não, sempre tem uma vantagem de poder ter uma negociação futura com a outra parte,...
tracking img