Etica e virtude na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Virtude na Antiguidade

Ética é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto se fundamenta naobediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. A ética não seresume ao estudo da moral, mas a todo o campo do conhecimento que não é abrangido na física, metafísica, estética, na lógica e nem na retórica.
Porém, com a crescente profissionalização eespecialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicasindependentes. A ética busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidadedesta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.
Na anti guidade, todos os filósofos entendiam a ética como o estudo dos meios de se alcançar a felicidade e investigar o que significafelicidade. Porém, durante a idade média, a filosofia foi dominada pelo cristianismo e pelo islamismo, e a ética se centralizou na moral. No renascimento e no século XVII, os filósofos redescobriramos temas éticos da antiguidade, e a ética foi entendida novamente como o estudo dos meios de se alcançar o bem estar e a felicidade.
Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revelamais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa, trata-se de uma verdadeira inclinação. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciaisque constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.
E hoje? Penso que vale a pena recuperar alguns valores da ética...
tracking img