Etica e politicas classicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética grega

A preocupação com os problemas éticos teve início de forma mais sistematizada na época de Sócrates, filósofo também conhecido como “o pai da moral”.

Os sofistas afirmavam que não existem normas e verdades universalmente válidas. Tinham, portanto, uma concepção ética relativista ou subjetivista

Ao contrário dos sofistas, Sócrates sustentou a existência de um saberuniversalmente válido, que decorre do conhecimento da essência humana, a partir da qual se pode conceber a fundamentação de uma moral universal. E o que é essencial no ser humano? Sua alma racional. O ser humano é, essencialmente, razão. Por isso dizemos que a ética socrática é racionalista. O indivíduo que age conforme a razão age corretamente.

Platão desenvolveu o racionalismo ético iniciado porSócrates, aprofundando a diferença entre o corpo e a alma. Argumentava que o corpo por ser a sede dos desejos e paixões, muitas vezes desvia o indivíduo de seu caminho para o bem. Segundo Platão, o ser humano não consegue caminhar em busca da perfeição agindo sozinho. Necessita, portanto, da sociedade (polis). No plano ético, o indivíduo bom é também o bom cidadão.



Ética do equilíbrioAristóteles também desenvolveu uma reflexão ética racionalista, mas sem o dualismo corpo-alma platônico. Procurou construir uma ética mais realista, mais próxima do indivíduo concreto. Para tanto, perguntou-se sobre o fim último (finalidade) do ser humano. E respondeu: para a felicidade. Todos nós buscamos a felicidade.

Para o filósofo, a felicidade não se confunde com o simples prazer das sensações,proporcionado pela riqueza e pelo conforto material. A felicidade maior se encontraria na vida teórica, que promove o que há de mais especificamente humano: a razão.

O indivíduo que se desenvolve no plano teórico, pode compreender a essência da felicidade e realizá-la de forma consciente. Mas isso seria privilégio de uma minoria. Segundo o filósofo, a pessoa comum, aquela que não pode sededicar à atividade teórica aprenderia a agir corretamente apenas pelo hábito. Assim, agir corretamente seria praticar as virtudes. E o que seria a virtude? Disposição da alma relacionada com a escolha de ações e emoções, consistente num meio-termo determinado pela razão; trata-se de um estado intermediário.

A coragem, por exemplo, seria uma virtude situada entre a covardia (a deficiência) e atemeridade (o excesso). Assim, o filósofo propôs uma ética do meio termo, na qual a virtude consistiria em procurar o ponto de equilíbrio entre o excesso e a deficiência. É importante notar que, tanto em Platão como em Aristóteles, a ética estava vinculada à vida política. Aristóteles refere-se mesmo à ética como sendo um ramo da política, já que a ética trataria do bem-estar individual, enquanto apolítica se voltaria para o bem comum.



Política na história

O filósofo grego Platão, em seu livro A república, explica que o indivíduo possui três almas: a concupiscente, a irascível e a racional. Pela educação, o indivíduo deveria alcançar um equilíbrio entre esses princípios, mas um equilíbrio hierárquico, pois, para o filósofo, a alma racional deve preponderar.

Depois, fazendo umaanalogia entre o indivíduo e a cidade (polis), Platão também dividiu esta em três grupos sociais:

- produtores: responsáveis pela produção econômica, como artesãos e agricultores, criadores de animais etc.. Esse grupo corresponderia à alma concupiscente (carnal, lascivo, sensual).

- guardiões: responsáveis pela defesa da cidade, como os soldados. Esse grupo corresponderia à alma irascível(genioso).

- governantes: responsáveis pelo governo da cidade. Esse grupo corresponderia à alma racional.

A justiça na cidade dependeria do equilíbrio entre esses três grupos sociais, ou seja, cada qual cumprindo sua função, uma vez que se trata de aspectos necessários à vida da cidade. Assim, a cidade é como o corpo do indivíduo que estabelece “um acordo perfeito entre os três...
tracking img