Etica e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA E POLITICA

Ética e política sempre tiveram uma intensa relação dialética de conflito. Um dos assuntos pouco discutido e salientado, é a relação e a diferença que existe entre a ética e apolítica. Para podermos entender e que fique de forma clara e objetiva, devemos primeiramente saber o conceito de ética e política.
A ética é um conceito eminentemente ligado ao coletivo seja essecoletivo a corporação (o caso das éticas profissionais), a nação ou a humanidade (onde se colocam todas as questões dos direitos humanos). Assim é que a filosofia política foi sempre tratada dentro dogrande capítulo da ética que, com a física (e a metafísica) e a lógica, compunham o quadro geral da filosofia na Antigüidade.
O conceito de ética é também algo vinculado ao sentimento dos povos, aoseu modo de viver e aos seus costumes, e tem naturalmente evoluído no seu conteúdo, como evoluem esses costumes ao longo do tempo e da história.
Quanto à política, é a arte e a sabedoria deconquistar e de manter estável o poder; o fazer o bem; nesta visão, não é propriamente um fim, mas um meio de ganhar o apoio dos cidadãos para a conservação e a estabilização do poder, empregado em paralelocom outros meios também válidos, como o marketing, o controle da mídia, o clientelismo, o populismo e até mesmo a mentira, a violência e a corrupção. Este é o conceito derivado das interpretações maiscorrentes dos conselhos de Maquiavel e é o que melhor se enquadra nas concepções da ciência política moderna, entendida a ciência como conhecimento neutro, isto é, destacado de qualquer consideração denatureza ética.
Todos nós podemos exercer a atividade política, tanto em nossos lares, como colégios, faculdades, empregos, e demais atividades ligadas ao coletivo. O mal daqueles que não gostam depolítica é serão comandados por aqueles que fazem política. Quando elegemos algum político para nos representar, estamos dando a ele poderes para estar falando em poder do publico (do coletivo),...
tracking img