Etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
esta abordagem ética se ocupa de um objeto próprio: o setor da realidade humana que chamamos moral, constituído – como já dissemos- por um tipo peculiar dos fatos ou atos humanos. Como ciência, aética parte de certo tipo de fatos visando descobrir-lhes os princípios gerais. Neste sentido, embora parta de dados empíricos, isto é, da existência de um comportamento moral efetivo, não pode permanecerno nível de uma simples descrição ou registro dos mesmos, mas os transcende com seus conceitos, hipóteses e teorias. Enquanto conhecimento cientifico, a ética deve aspirar á racionalidade eobjetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis.
Certamente, esta abordagem cientifica dos problemas morais aindaesta muito longe de ser satisfatória, e das dificuldades para alcançá-la ainda continuam se beneficiando as éticas especulativas tradicionais e as atuais de inspiração positivista.
A ética é aciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não se deve confundir aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência efundamentação das proposições cientificas. Ao contrario, os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada não apresentam esse caráter. E não somente não têm um caráter cientifico, mas aexperiência histórica moral demonstra como muitas vezes são incompatíveis com os conhecimentos fornecidos pelas ciências naturais e sociais. Daí podemos afirmar que, se se pode falar numa éticacientifica, não se pode dizer o mesmo da moral. Não existe uma moral cientifica, mas existe- ou pode existir – um conhecimento da moral que pode ser cientifico. Aqui, como nas outras ciências, o cientificobaseia-se no método, na abordagem do objeto, e não no próprio objeto. Da mesma maneira pode-se dizer que o mundo físico não é cientifico, embora o seja a sua abordagem ou estudo por parte da ciência...
tracking img