Etica e legislação profissional

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
[
CÓDIGOS DE
ÉTICA DOS ASSISTENTES
SOCIAIS

CÓDIGOS DE
ÉTICA DOS ASSISTENTES
SOCIAIS

PARTE 1

Alguns princípios do código de ética (1993)

-Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes- autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduossociais;
-Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, á participação de grupos socialmente discriminados e á discussão das diferenças.
-Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste código e com a luta geral dos trabalhadores;
-Compromisso com a qualidade dosserviços prestados á população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
-Exercício do serviço social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

Relação com a prática do Assistente social

A liberdade esta relacionada apratica do assistente social como valor ético central, até mesmo porque sem ela o profissional poderá ficar preso, sem poder exercer sua profissão com êxito, por exemplo, preso a instituições privadas nas quais se ele não tiver autonomia sobre o seu trabalho e sobre o código de ética perdera a essência da profissão se deixando levar pela ideologia dominante.
O Assistente Social como oprofissional que luta pela garantia dos direitos dos cidadãos deve se empenhar na eliminação de todas as formas de preconceitos sabendo que todo ser humano é único, respeitando as diferenças e lutando pela eliminação dessas diferenças.
Deve também compartilhar, ou seja, entrar na luta com movimentos de outras categorias que tenham estes princípios inseridos na sua profissão, de defesa daclasse trabalhadora, tendo sempre contato com a rede para melhor elaboração de seu trabalho.
Comprometimento- sempre se atualizando profissionalmente para que não caia em declínio profissional, isso significará automaticamente mais qualidade na prestação de seus serviços e que o profissional se preocupa com a população.
Exercer a profissão sem discriminação, porque sabemos queiremos nos deparar ao longo da profissão com diferentes indivíduos, diferentes classes sociais, diferentes religião como já disse todo individuo é único, devemos trabalhar no nosso interior o respeito a estas diferenças e aos princípios do código de ética, para que sejamos profissionais autênticos, eliminando todas as formas de preconceito.

PARTE 2

INTRODUÇÃO

A criação do código deética é de extrema importância na historia do Serviço Social, desde seu surgimento até a atualidade, tem início com o código de ética de 1947 e termina com a criação do código de ética de 1993 que tem em seu contexto bases técnicas incorporando a ética no dia a dia do Assistente Social.
Ao todo foram elaborados cincos códigos de ética, no principio com bases da Igreja Católica,depois perpassa por influencias do neotomismo e funcionalismo, até chegarmos às bases atuais, Marxistas, todos tem importância, pois foi com a criação do primeiro embora tendo bases caritativas que foram aperfeiçoados para chegarmos ao atual, contendo em seu contexto histórico, processos de extrema ditadura, no entanto nos faz refletir a importância que tem o código de ética na profissão do AssistenteSocial e como também a lei que regulamenta nossa profissão dando um caráter normativo, constitucional em nossa atuação. Veremos a seguir pontos importantes na criação dos mesmos:

O primeiro código de ética do Assistente Social foi criado em 29 de setembro de 1947, tendo forte influencia da Igreja Católica, foi aprovado em Assembléia geral da Associação Brasileira de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e legislação profissional
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
  • Ética e legislação profissional
  • Apostila de ética e legislaçao profissional
  • Ética e legislação profissional
  • Direito, legislação e ética profissional
  • etica e legislação profissional
  • Ética e legislação profissional-clt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!