Etica e informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Informática: Uma Introdução
 
por
 
Manuel Jorge Brandão Estêvão de Araújo
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
maraujo@student.dei.uc.pt
 
 
 
 
Resumo: A revolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos fez com que os computadores tivessem uma grande influência na sociedade. Os engenheiros informáticos, como emtodas as outras profissões, debatem-se com questões éticas, que dada a influência referida anteriormente podem colocar muita coisa em causa. Por isso, foram definidos códigos de ética para esta profissão, para que as suas considerações profissionais fossem as mais correctas possíveis. Existem vários códigos feitos por organizações diferentes, mas que são muito semelhantes entre si: todos elespossuem uma série de regras morais básicas, para depois se debruçarem sobre normas mais específicas de um ponto de vista profissional. Mas sem que as universidades colaborem, isso não vale de muito. É importante que os estudantes de Engenharia Informática compreendam os códigos de ética e que aprendam a fazer julgamentos com base neles, antes de irem para o mercado de trabalho.
 
 
 
1. Introdução 
ética
 
do Lat. ethica < Gr. ethiké
 
s. f., ciência da moral;
moral;
Filos.,
disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
 
A Engenharia Informática, tal como todas as outras engenharias, debate-se com questões de natureza ética. Os engenheiros informáticos têm cada vez mais pesona vida das empresas e das economias, e com isso têm uma grande responsabilidade sobre o futuro destas. Mas como é que essa responsabilidade é gerida pelos profissionais da informática?
Durante as últimas décadas assistiu-se à criação de vários códigos de ética para esta nova profissão e as universidades começaram a incluir a ética nos seus currículos. Este artigo tem por intenção oferecer umaintrodução às questões éticas da Engenharia Informática e aos motivos que levam os estabelecimentos de ensino a incluir uma cadeira de componente não-técnica num curso tão técnico como este. O artigo começa por abordar a importância da informática na sociedade, passando depois para o ensino da ética nas universidades e finalmente para a uma explicação breve dos códigos de ética na profissão deengenheiro informático.
 
 
 
2. Informática e sociedade
 
Nos últimos anos tem-se assistido a um grande aumento da influência das Tecnologias de Informação na sociedade. Os computadores começam a ter um papel de importância cada vez maior na economia, na educação, no governo, na indústria de entretenimento. Como consequência disso, afectam cada vez mais a nossa maneira de viver e de ver omundo. Um bom exemplo disto é o estado de ansiedade que se viveu nos últimos anos do século XX, quando a sombra do chamado “bug do milénio” provocou o pânico em várias empresas e serviços espalhados por todo o mundo. A responsabilidade sobre o futuro destas companhias recaiu então sobre os engenheiros informáticos e programadores contratados para prevenir problemas nos mais variados sistemas emáquinas, desde bases de dados de bancos e empresas, a máquinas registadoras e elevadores.
 
Com esta importância crescente do papel de engenheiro informático na sociedade e nas empresas, e com o futuro da Humanidade a assentar cada vez mais em computadores e aplicações informáticas, pede-se a estes engenheiros que tenham um forte sentido moral, ético e profissional, para que a aplicação dos seusconhecimentos seja a mais correcta possível.
 
 
2.1. A ética nos estudos
 
É tido como certo que um aluno universitário tenha já uma certa maturidade moral, mas no que toca às regras éticas de cada profissão, elas com certeza são desconhecidas no memento da sua entrada na universidade. É com isto em mente que os cursos de Engenharia Informática têm incluído no seu currículo uma cadeira de...
tracking img