Etica e filosofianas profissoes

3903 palavras 16 páginas
Ética e filosofia nas profissões

Andresa de Sena Silva
Glauber Vinicius Santos de Oliveira
RESUMO
O presente artigo remete a uma reflexão sobre a relação entre a Ética e o dia-a-dia na Administração, em especial a área de Logística.
Analisando o impacto de lucros ou prejuízos que determinadas situações podem acarretar, afetando diretamente ao bom funcionamento da empresa e/ou setor.
Através do texto é possível perceber o quanto às situações diárias da administração no mundo pós-moderno,pode vir a levar o gestor a tomada de decisões muitas vezes, consideradas não tão éticas pelos ensinamentos ao qual em fase formação acadêmica, o hoje já profissional, foi orientado a seguir e honrar.
A administração recorre à Filosofiacomo recurso na busca de elementos e critérios para tecer regulamentos e normas.Elaborar é próprio da filosofia,ser capaz de transpor obstáculos superando o senso comum e promovendo o sensocrítico.
Palavras chaves: Logística, Ética, Estoque,Modernidade,Filosofia.
1 INTRODUÇÃO
A logística pode ser entendida como a coordenação da estocagem, do transporte, dos inventários, dos armazéns, das comunicações e do movimento de produtos acabados desde a empresa até o cliente.
Os estoques representam capital investido, lançado no ativo da empresa e com liquidez dependente do volume produzido e vendido.
Apesar de, quanto mais se vender, teoricamente o ganho obtido ser maior, torna-se estratégico para qualquer empresa o controle adequado de seus estoques, de forma a reduzir os custos gerados pela existência deles.
O ideal para as empresas seria efetuar as aquisições somente para atender os pedidos de seus clientes e, assim, obter a redução dos custos envolvidos.Se o volume de estoques não estiver bem dimensionado a empresa pode acabar por ficar sem produtos para atender seus processos fabris e seus clientes, ou até mesmo perder dinheiro com o encalhe de um estoque mal planejado.
Responsável pelo sucesso das empreitadas militares desde os

Relacionados