Etica e educaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética “é a teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade”(Dias,2004) apesar da moral pressupor princípios, normas e regras de comportamento, não é a ética que os estabelece. Buscaesclarecer princípios que orientem acções, para que estas tenham significado. Acaba por ser uma reflexão crítica da moral. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. Sepudermos entender a moral como os valores instituídos pela sociedade que nos educou e nos formou, a ética deve ser entendida como algo mais amplo. A ética leva em consideração também o sujeitoconsciente. Assim o campo ético é constituído pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, realizadas pelo sujeito moral, este constituinte da existência ética.
Temos definido dentrode nós, segundo o que nos foi incutido, regras e normas que achamos ser dignas. Na relação com os outros, e nas variadíssimas situações quotidianas, distinguimos o bem do mal, o correcto doincorrecto, o justo e o injusto, que para nós são pautadas como obrigatórias, rejeitando à partida outras possibilidades de actuação moral.
Para desenvolver todos estes aspectos também é necessário que oindivíduo moral seja consciente de si e dos outros e dotado de responsabilidade. Segundo Dias (2004) “é possível falar em comportamento moral somente quando o sujeito que assim se comporta é responsávelpelos seus actos.” A capacidade de controlar e orientar desejos, impulsos, tendências e sentimentos para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis é importante bem como avaliar os seusefeitos e consequências.
Fomos bombardeados muito rapidamente com práticas sociais, económicas, políticas e tecnológicas, ao qual muitas vezes não sabemos defender-nos. Estas práticas tambémprovocaram mudanças no nosso comportamento individual e para com os outros, e o seu impacto e complexidade são enormes. O nosso “umbigo” é cada vez maior, o egoísmo prevalece, temos uma sociedade sem...
tracking img