Etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Frente a questão da ética e da cidadania, o que podemos e devemos fazer para viabilizar as possibilidades de futuro?

Para podermos viabilizar as possibilidades do futuro, temos que ter aparticipação política de todos na definição de qual rumo nosso país irá assumir.
Temos que ir mais além das escolhas de nossos representantes nos Poderes Legislativo, Executivo e Municipal,temos que estar mais presente nos movimentos sociais, e até mesmo naqueles que envolvem as questões da vida da nação, seja ela privada ou não.
Embora boa parte do mundo, esteja marcado peloprocesso de globalização econômica e cultural e pela grande importância dos fóruns internacionais continuamos a exercer um papel crucial.
Dos dois lados, tanto das mudanças estruturais em curso damodernidade, quanto das transformações em curso no mundo atual, ambas parecem apontar para a mudança na interlocução entre Estado / Nação.
Nesse sentido, a nossa participação política assumeoutras participações decorrentes as complexidades do mundo contemporâneo.
Devido a acelerada mudanças sociais, nos cabe não somente o controle público e democrático das instituições, mas tambéma criação de novas instituições de novos direitos.
O exercício da cidadania exige o acesso a toda a totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e participação responsávelsocial.
Temos que exercer nosso direito de escolha, e temos que saber analisar também, quem são os nossos representantes, e o que eles estão fazendo de bom para o nosso país, não podemos e nemdevemos deixar nossos interesses nas mãos de pessoas, que não pensam em outras pessoas.
Temos que lutar por aquilo que é do nosso interesse, por aquilo que fará a diferença num futuro próximo.Ser cidadão é ter direito á vida, á liberdade, a prosperidade, a igualdade perante á lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos...
tracking img