Etica e cidadania na saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Cidadania na Saúde
Discentes:
- Adolphy Caosim.
- André Furlan.
- Carolina Colete.
- Flávio Barcelos.
- Gabriela Casagrande.
- Letícia Maia.
- Marcela Bernardes.


Existem palavras que de um momento para outro parecem entrar na moda. Passam a ser repetidas por todo lado. Ética e cidadania são um exemplo. Podemos observar o uso freqüente dessas duas palavras nos discursos dospolíticos ou nas bandeiras de luta dos movimentos sociais, embora grande parte das pessoas não saiba, de fato, o real significado delas.

Neste texto, vamos tentar entender o que vem a ser ética e cidadania nos dias de hoje para podermos falar destes temas com nossos alunos - e não apenas repetir as palavras.

O que é ética?
Se quiséssemos começar literalmente do começo, teríamos que buscarnas origens da cultura ocidental, com os pais da filosofia, Platão e Aristóteles, os primeiros conceitos de ética.

Seria um longo trajeto num mundo de idéias em transformação até chegar de volta à sua sala de aula, onde há um grupo de alunos adolescentes a mil por hora. E não é assim mesmo com a adolescência?Sabemos que é porque também já tivemos a mesma idade que eles, com as mesmascuriosidades e desejos de aventura.

Falando em aventura, é lá na Grécia Antiga que vamos buscar a origem da palavra ética: ela vem de êthos que significa o conjunto de costumes e normas de conduta destinadas a ordenar a morada dos seres humanos e os modos de convivência (1).
Agora uma rápida consulta ao Dicionário Aurélio: "ética diz respeito aos estudos dos juízos de apreciação referentes à condutahumana, do ponto de vista do bem e do mal"(2).

Nos dias de hoje, a ética diz respeito aos costumes de cada um. Isto é, o comportamento de uma pessoa sempre afeta de algum modo as outras pessoas, a sociedade e a natureza.

Por isso, criam-se normas de convívio social dentro de um determinado grupo. Em todas as culturas e sociedades existem maneiras de organizar a vida e de atribuir valor àsações no convívio com o outro. Em outras palavras, dividir espaços, estabelecer maneiras de agir e criar hábitos fazem parte do processo de habitar humanamente o mundo.

A escola é um espaço social privilegiado de construção dos significados éticos necessários a toda e qualquer ação de cidadania. A escola pode promover discussões sobre a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos, a recusacategórica de formas de discriminação, a importância da solidariedade e a observância das leis.

Levando para o campo da sexualidade, a ética contribui para o pleno desenvolvimento pessoal e social do aluno, para a realização dos princípios de liberdade, solidariedade e justiça social.

E ainda, para a eliminação dos preconceitos que impedem a vivência plena da sexualidade e a igualdade dedireitos entre homens e mulheres.
Com os adolescentes é possível utilizar vários princípios para ajudá-los a elaborar o seu caminhar ético. Depois dos acontecimentos marcantes das décadas de 60 e 70, vive-se um momento de revisão de valores, de se estabelecer novos parâmetros.

Surgem também novas religiões e crenças, sem falar nas ameaças ao equilíbrio do ecossistema que comprometem a vida doplaneta Terra e de toda a humanidade. O princípio de responsabilidade nunca foi tão urgente. Responsabilidade significa responder não somente pelo presente e por si, mas pelo futuro de todos.

No dia a dia da sala de aula, os adolescentes têm de sentir que todos são tratados com respeito, justiça e equidade, sem nenhum tipo de discriminação. A educação ética se dá não só por meio da reflexãocrítica em relação ao que acontece no entorno social, mas também pela convivência ética no cotidiano da própria escola.

E Cidadania, o que é?
Cidadania tem a ver com cidade, civilização, tem a ver com a conduta no mundo das relações sociais e políticas. Sem ética a cidadania se esvazia, se corrompe.

A consciência da cidadania na modernidade é produto de alguns acontecimentos históricos....
tracking img