Etica e choque cultural na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETICA E CHOQUE CULTURAL NA EMPRESA
As organizações podem adotar algumas condutas a serem seguidas pelos colaboradores, para que os colaboradores sejam moldados é necessário que todos oscolaboradores estejam dispostos a seguir aos valores culturais da organização.
Caso um colaborador que não se adeque as culturas da organização seja contratado, sua postura profissional não será enxergada damelhor maneira, o que pode levar uma difícil decisão, a demissão.
O que chamamos de choque cultural, nada mais é do que a diferença entre os valores da organização e do colaborador.
No caso exposto,havia uma diferença muito grande entre os valores da organização e do colaborador, onde a empresa reconhece as competências e habilidades do funcionário, porem não pode promove-lo em cargossuperiores ao que tem hoje. Com isso, o crescimento profissional deve ser interrompido nessa organização para que ele possa buscar oportunidades em organizações a qual ele tenha essa oportunidade decrescimento e esteja dentro do padrão da empresa, deixando o caminho livre para profissionais com os valores que esta empresa busca.

Questões: Respostas

1- Em meu ponto de vista, a empresa em questãocostuma observar a personalidade de cada individuo, deixando de avaliar comportamentos, resultados onde os colaboradores contribuem com a empresa, enfim, por esse motivo acredito que o fato ocorridonão se encaixa em conflitos de valores, mas sim em discriminação de personalidade.

2- O fato desse colaborador atender prontamente as necessidades da organização, não me fariam demiti-lo, muitopelo contrario tentaria molda-lo de acordo com a cultura da organização. Mas caso eu tivesse tomado essa decisão, eu não compartilharia essa minha opinião com outras pessoas, mesmo porque o fato docolaborador não estar dentro dos padrões solicitados pela organização deveria ter sido avaliado de forma cautelozamente durante sua contratação. Acredito que se eu estivesse no lugar da diretoria,...