Etica e autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autonomia: A escola deve contribuir para que os indivíduos tornem-se autônomos, intelectualmente e moralmente, isto é, que saibam resolver problemas através do pensamento racional e assumam seu deverpara com os outros homens em sociedade.

Esse parece ser o princípio ético educativo por excelência, que sintetiza todos os anteriores. Falar de autonomia, é falar, com Kant, da conquista damaioridade intelectual e moral por parte dos indivíduos, quer dizer, é possibilitar que as pessoas saibam solucionar problemas através da reflexão própria, fazendo relações entre as informaçõesdisponíveis e, principalmente, que saibam deliberar moralmente através de princípios e não apenas através de uma vivência acrítica dos valores morais sociais.
Evidentemente, todos os atores (sujeitos) doprocesso educativo concordam com esse objetivo. A pergunta que urge é: como alcançar a autonomia em um sistema político-econômico-social-cultural que privilegia a heteronomia, isto é, que está pautadosomente no elogio ao cumprimento de regras. Uma primeira questão é esclarecer este processo autônomo. Intelectualmente, a comunidade escolar deve ser orientada e desafiada a solucionar problemas apartir do seu conhecimento pessoal, para fazer as relações adequadas e encontrar as soluções de problemas. Teríamos, assim, uma educação que estaria voltada não mais para o domínio de informações somente,mas, sobretudo, para a valorização das relações entre as informações e o reconhecimento das respostas encontradas. Evidentemente, não se trata de desvalorizar todo o conhecimento produzido pelahumanidade ao longo de nossa história. Entretanto, isso deve apenas servir como uma fundamentação para a conquista do pensamento autônomo e, não, como o fim último da educação.
Mas moralmente, comodesenvolver a autonomia do indivíduo? Sirvo-me do pensamento do psicólogo Lawrence Kohlbert, que trata do desenvolvimento da consciência moral em uma perspectiva cognitivo-desenvolvimentista. Para...
tracking img