Etica a nicomaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP 1
Existem dois tipos de virtudes: a intelectual e a moral.
A virtude intelectual é adquirida a partir do ensino e por isso precisa de experiência e tempo.
A virtude moral é adquirida pelo hábito.
Sendo assim, nenhuma virtude moral surge no ser humano por natureza. Nada do que é da natureza humana pode ir contra sua própria natureza. Por mais que tentemos um hábito não pode ser contrarioa sua natureza.
O ser humano é adaptado por natureza a receber as virtudes e é aperfeiçoado pelo hábito.
A virtude é gerada e destruída pelas mesmas causas.
“ pelos atos que praticamos pelas nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos; pelo que fazemos em presença do perigo e pelo habito do medo ou da ousadia,nos tornamos valentes ou covardes. O mesmo pode se dizer osapetites e da emoção da ira: uns se tornam temperantes e calmos, outros intemperantes e irascíveis , portando-se de um modo ou de outro em igualdade de circunstancias.”
As diferenças de caráter surgem a partir do desenvolvimento de uma mesma atividade. Não há como julgarmos se uma pessoa foi justa ou não se a circunstancia do ato não for a mesma, ou mesmo se foi valente ou covarde. Portanto, não se podedefinir um caráter se a situação que os indivíduos se encontram foram distintas.

CAP 2
A investigação agora passa a ser sobre os atos, como devem ser praticados, pois são esses atos que determinam a natureza de caráter.
É de posse da natureza a destruição pela falta e pelo excesso. A virtude pode ser destruída pela falta e pelo excesso.
“ o mesmo acontece com a temperança, a coragem, e asoutras virtudes, pois o homem que a tudo teme e de tudo foge, não fazendo frente a nada, torna-se um covarde, e o home que não teme absolutamente nada, mas vai ao encontro de todos os perigos, torna-se temerário; e, analogamente, o que se entrega a todos os prazeres e não se abstém de nenhum torna-se intemperante, enquanto o que evita todos os prazeres, como fazem os rústicos, se torna de certomodo insensível.”
A temperança e a coragem são destruídas pelo excesso e pela falta e preservadas pela mediania, ou seja, pela moderação.
O ser humano pode tornar-se intemperante abstendo-se de prazeres e a partir desse hábito se torna capaz dessa abstenção.

CAP 3
Os sinais que indicam o caráter devem ser o prazer e a dor que acompanham os atos.
Segundo Platão, a educação certa deveria serdeterminada pela excelência moral que se relaciona com o prazer e a dor.
“ é por causa do prazer que praticamos más ações, e por causa da dor que nos abstemos de ações nobres.”
As virtudes dizem respeito a ações e paixões e essas, são acompanhadas de prazer ou de dor. Então, por essa razão, as virtudes também se relacionarão com prazeres e dores.
O vício, como a virtude relaciona-se com oprazer e a dor, mas de modo contrário. Há três objetos de escolha e três de rejeição: o nobre, o vantajoso, o agradável; e o vil, o prejudicial e o doloroso, respectivamente.
É buscando ou evitando os prazeres e dores que os homens se tornam maus.
A virtude e a ciência política giram em torno do prazer e da dor. O homem que usar-lhes bem será bom e o que usar-lhes mal será mau.
A virtuderelaciona-se com prazer e dor. Os atos de onde surgem as virtudes são os mesmos em que ela se atualiza.

CAP 4
Se um homem pratica atos justos e temperantes é porque já possui essas virtudes.
Para praticar a virtude, o individuo deve estar em determinada condição. Deve conhecer o que faz; escolher os atos por si mesmos e suas ações devem proceder do caráter firme e imutável.
As ações são consideradasjustas e temperantes quando seriam praticadas pelo jovem justo ou temperante, mas não é simplesmente os que a pratica, mas o que as pratica tal como fazem os justos e temperantes.
“ é acertado, pois, dizer que pela prática de atos justos se gera o homem justo, e pela prática de atos temperantes, o homem temperante; sem essa prática, ninguém teria sequer a possibilidade de tornar-se bom.”
As...
tracking img