Etica ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A globalização proporcionou avanços tecnológicos que se refletem em diversos aspectos sociais, políticos e econômicos do cotidiano mundial. O maior fluxo de informações entre diferentes sociedades permitiu o maior conhecimento acerca de movimentos culturais diferentes pelo mundo.
A ética esta ligada em todas as atividades profissionais e pessoais, no século XXI ela esta cada vezmais em decadência, pois o ser humano não esta respeitando, e cada vez mais esta aumentando o nível de fraude, falsificação ideológica e a pirataria. Quando o código de ética existe no ramo profissional, fica mais fácil atingir os objetivos, pois as pessoas acabam criando um nível de confiança.


1 CONCEITOS DE ÉTICA
O termo ético vem do grego ethos e significa (caráter, modo de ser de umapessoa), a ética é um conjunto de valores que vem agregado em cada ser humano, ela vem baseada em valores históricos, sociais e culturais, no ponto de vista da filosofia ética é a ciência que estuda os valores e os princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
1.2 Ética profissional
Ética profissional é um conjunto de valores, que geram valores positivos no ambiente de trabalho, a ética éuma ferramenta primordial para um bom funcionamento da organização, e para o trabalho entre os colaboradores. A ética é importante para qualquer profissão, e para todo ser humano, para que todos possam viver em com a sociedade.
1.2.1 Benefícios da Ética profissional.
Quando existe a ética dentro de uma organização, é criada a confiança entre os colaboradores, portanto todos trabalham em sintoniaem um ambiente de trabalho harmonioso com respeito e agradável, o que gera valores para colaboradores e organização.
1.2.2 Ética na informática.
A ética dentro do ambiente de trabalho, elas nos mostra o que é certo e errado, porém dizer que não é possível ter ética associada a tecnologia da informação é dizer que o ser humano não tem capacidade de acompanhar, o acelerado desenvolvimentotecnológico e as suas imposições no seu modo de se comportar e de sobreviver. Um dos problemas mais comuns que os profissionais dessa área vêm sofrendo com a falta de ética é o direito autoral dos sistemas e programas e a pirataria de software.
Mesmo que existam vários códigos de éticas e boas condutas no ramo da informática, na maioria das vezes não são utilizadas de forma coerente, o que vem dandocréditos para o aumento da pirataria e quebra de mercado.
Dentre todos os códigos de éticas há pontos que devem ser levados em consideração como:
Evitar danos a terceiros,
Conhecer e respeitar as leis existentes, relativas ao trabalho profissional,
Respeitar a privacidade de terceiros,
Ser honesto e digno de confiança, e
Articular a responsabilidade social de membros de uma organização eencorajar a aceitação completa das suas responsabilidades.
Não interferir no trabalho de computação de outra pessoa;
Não interferir nos arquivos de outra pessoa;
Não usar o computador para roubar;
Não usar o computador para dar falso testemunho;
Não usar software pirateado;
Não usar recursos de computacionais de outras pessoas;
Não se apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa;Refletir sobre as conseqüências sociais do que escreve;
Usar o computador de maneira que mostre consideração e respeito ao interlocutor.
Os tópicos citados acima devem ter como prioridade não só para os profissionais da tecnologia da informação e sim como os profissionais de todas as áreas, para evitar todo e qualquer tipo de pirataria.
O autor Kapczinski citou três exemplos de fatos reaisda falta de ética profissional.
Exemplo 1:
Continental Can
Uma empresa de Connecticut que desenvolveu uma base de dados de pessoal, na qual incluiu todos os seus empregados. Entremeado entre os dados típicos de pessoal, a empresa incluiu um campo (denominado a propósito red flag), que sinalizava quando a aposentadoria estava se aproximando, ou quando o indivíduo já estava habilitado a...
tracking img