Etica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO:

O DESAFIO ÉTICO NA PROFISSÃO
Douglas Linhares Flinto Sempre atuou em empresas de distribuição de derivados do petróleo. Iniciou na anglo-holandesa Shell, com apenas 21 anos
Depois de três anos, foi contratado pela brasileiríssima Petróleo Ipiranga a qual, atualmente, foi adquirida pelo Grupo Ultra que também comprou os ativo da americana Texaco, conquistando,assim, a segunda colocação no ranking das maiores distribuidoras do país, ficando atrás somente da gigante estatal Petrobras. Após dez anos, encarou o desafio de participar de uma nova empresa, a italiana Agip que já atuava no país com a Liquigás, empresa de GLP – que acabara de adquirir a Cia. São Paulo de Petróleo.
Após ser promovido e transferido para a principal gerência de vendas dacompanhia (Cuiabá-MT) no início dos anos 2000, se deparou com um milionário esquema de corrupção e fraudes internas as quais, inclusive, eram de conhecimento do Sindicato dos Postos de Gasolina, do Ministério Público ligado à Secretaria da Fazenda e até da CPI dos Combustíveis instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso. Por conta disso, visando proteger a imagem, a reputação e aliderança de mercado da companhia, encaminhou à diretoria todos os fatos. Entretanto, pouco tempo depois, acabou sendo demitido por "quebra de confiança".
Após seu desligamento, lembrou que havia assinado, juntamente com seu contrato de trabalho, um documento que confirmava o recebimento do Código de Ética da Agip do Brasil. Infelizmente, em muitas empresas, este importante instrumento éentregue ao funcionário por puro formalismo e acabamos esquecendo-o no fundo da gaveta, após um tempo acabou encontrando na caixa que guardava seus pertences na mesa. E ao lê novamente, teve uma surpresa! Havia feito o que a Agip exigia de todos os seus colaboradores: denunciar qualquer irregularidade e desconformidade ao Código de Ética.





O QUE É ÉTICA?


Ética é umconjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricose culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

O QUE É UM CÓDIGO DE ÉTICA?

O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dosdiferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo.

O QUE É VALORES OU LIBERDADE?

Valores ou liberdade e a possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho navida e construir sua história damos o nome de liberdade. Evidentemente, os valores não é algo que se exerce no vazio, mas dentro das limitações imposta pelas circunstâncias; o exercício dos valores é a luta para ampliar ou romper os limites das circunstâncias. Pois, como escreveu Karl Marx, “os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstância de suaescolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.

A liberdade e a consciência moral estão intimamente relacionadas. Isso porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha (liberdade), é impossível decidir entre o bem e o mal (consciência moral).
No caso de...
tracking img