Etica profissional na area de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
















O NOVO PAPEL EM GESTÃO DE PESSOAS



FLAVIA CRISTIANE ALVES RIBEIRO














RJ. Abril, 2012.


FLAVIA CRISTIANE ALVES RIBEIRO
Matricula: 2010260245

Aluna do Curso tecnólogode Gestão em Recursos Humanos














O NOVO PAPEL EM GESTÃO DE PESSOAS























RJ. Abril, 2012





1.0 - INTRODUÇÃO


A Gestão de Pessoas é um método ou efeito de gerir, ou seja, gerenciar é uma função de extrema delicadeza e sensibilidade, que deve ser exercida pelos componentes das organizações,que tem em sua responsabilidade e sua orientação, os colaboradores, enfim as pessoas que dela fazem parte. Pessoas e organizações vivem juntas em um processo de relacionamento que devem ser diariamente conquistados um ao outro.
As organizações passaram a valorizar nos seus processos de seleção, profissionais com currículos escolares mais amplos para lidar com a função de gerir o pessoal,e hoje ele admiti a importância de profissionais com uma visão humanista, como a principal característica para ocupar determinadas funções.
É prudente e atualmente bastante discutido, na sociedade, o quanto e como a globalização afeta os mercados de trabalho e, em especial, os trabalhadores. Nasce, no meio empresarial, uma necessidade, entre organizações, de competir para sobreviver.Ocorre, no entanto, que a competição, neste contexto, é internacionalizada, com isso não é mais suficiente dominar apenas a tecnologia e a informação, é necessário também que as empresas levem em conta, principalmente, a importância dos seus ativos intangíveis, como capital intelectual e as competências profissionais dos seus colaboradores.
O objetivo é encontrar saídas para as crises quepossam retardar o crescimento da sua lógica produtiva, as organizações destacam a necessidade de conquistar seus trabalhadores como instrumentos que lhes garantam maior comprometimento destes com a produtividade e a qualidade em suas linhas de produção.
O pensamento que consiste nas organizações modernas é a de que é preciso investir constantemente nos recursos humanos que compõem aempresa, se seu objetivo for de aumentar a capacidade do lucro, pois o diferencial virá por um maior comprometimento dos colaboradores. Essa é a solução encontrada pelos empresários para conseguirem competir e sobreviver no mercado globalizado.



1.1 - DEFINIÇÕES DO PROBLEMA

O cenário globalizado aponta para as mudanças propostas na organização do trabalho no que se refere á gestãoflexibilizada de pessoas e montra claramente a necessidade de profissionais que apresentem perfis polivalentes, principalmente em função do coeficiente emocional, da habilidade em interagir em grupo, da capacidade na comunicação e na resolução de conflitos.

Sendo assim temos a necessidade de um estudo mais abrangente sobre como funcionará os novos papeis na gestão de pessoas em um mundoglobalizado?

O NOVO PAPEL EM GESTÃO DE PESSOAS.


1.2 - HIPOTESES

O mundo moderno se caracteriza por tendências que envolvem: globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade. Todas essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas. Então se os empresários continuarem a manter certadistancia com relação ao profissional de RH certamente não conseguirá adaptar-se ao novo cenário que cresce a cada dia mais a direção que vamos tomar esta mais obviamente referindo a gestão cuja missão é a de se preocupar mais diretamente com os interesses particulares dos trabalhadores e seus valores culturais próprios, tentado aliciá-los e engajá-los, cada vez mais, na defesa dos interesses da...
tracking img