Etica para um jovem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA INFORMATIVA

O Texto Filosófico como Texto Argumentativo
Filosofia – 10.º Ano

Como ler, analisar e comentar um texto/obra filosófica
Do que é que o texto está a falar? Sugestões de leitura, análise e comentário de textos filosóficos Leitura repousada
§ § § Fazer uma leitura repousada, sem grandes preocupações técnicas. Procurar apreender a ideia geral do texto. Acabando aprimeira leitura, procurar responder à pergunta: Do que é que o texto está a falar?

Procura saber:
Do que é o texto está a falar?

Objetivos:
Apreender a ideia geral do texto.

Problema(s) do Texto
§ § § § § § § § § § § § § § § § § § § Procurar compreender os conceitos do texto. Procurar compreender o sentido das frases do texto. Apresentar a ideia geral do texto com clareza.Enunciar problemas que a ideia geral do texto pode envolver. Fazer um resumo da ideia geral do texto pelas suas palavras. Identificar o(s) problema(s) que o texto abordou. Identificar se há respostas ao(s) problema(s) levantado(s).

Procura saber:
Por que é que o texto fala do que fala?

Objetivos:
Compreender os conceitos. Compreender as frases. Compreender a ideia geral do texto.Identificar o(s) problema(s). Fazer um resumo.

Definições dadas pelo Texto
Definir o tema ou a ideia principal do texto. Expor como o tema ou ideia principal do texto desenvolvido(a). Definir ideias secundárias ligadas ao tema. Expor como as ideias secundárias são desenvolvidas. Definir como o autor justifica as suas posições. Expor o que o autor procura refutar. Elaborar um esquema com os itensanteriores. Procurar ter uma visão de conjunto do texto. Definir e expor o que considero fundamental do texto. é

Procura saber:
Como é que o texto fala do que fala?

Objetivos:
Definir e expor a ideia principal. Definir e expor ideias secundárias. Definir e expor justificações refutações. Elaborar um esquema. Ter uma visão de conjunto. O meu ponto de vista. e

Tese(s) do Texto
Apresentar eexpor a tese do texto. Contextualizar o texto: época histórica, obra do autor, história da Filosofia. Relacionar a(s) tese(s) do texto com outra(s) sobre o mesmo tema.

Procura saber:
O que é que o texto sustenta quando fala?

Objetivos:
Apresentar e expor a tese. Contextualizar o texto. Relacionar a tese do texto.

Argumentação do Texto
§ § § § § § § § Enunciar os argumentos afavor da tese. Enunciar os argumentos contra a tese. Relacionar os argumentos a favor e contra a tese. Comparar a tese com outras teses sobre o mesmo tema. Apresentar a novidade da tese. Verificar se os argumentos são convincentes. Verificar se os argumentos são incoerentes. Identificar o valor dos argumentos e da tese para o tempo de hoje.

Procura saber:
Como é que o texto defende aquilo de quefala?

Objetivos:
Enunciar e relacionar os argumentos a favor e contra. Comparar várias teses. Apresentar a novidade da tese. Verificar a verdade e validade dos argumentos.

IMP.CRDL.013-00

1/4

FICHA INFORMATIVA

Com base nos passes anteriores, podemos:
Ler um texto filosófico: A leitura do texto filosófico pretende compreender do que fala o texto, por que fala e como fala; pretende,também, compreender o que o texto sustenta e defende. A leitura do texto filosófico prepara a análise e o comentário de texto. Analisar um texto filosófico: A análise de um texto filosófico tem como objetivo duas coisas: a primeira, decompor o texto nos seus elementos fundamentais; a segunda, caracterizar esses elementos: evidenciar a importância que o texto tem; mostrar a sua relevância;verificar a sua pertinência; evidenciar a sua verdade e esclarecer a sua validade. Comentar o texto filosófico: O comentário de texto filosófico é a forma como cada um assume, pessoalmente, a possibilidade de ampliar o conhecimento que tem do mundo e das suas possibilidades. A ampliação desse conhecimento começa pela explicitação do que o texto diz, pela forma como articula e desenvolve o tema que...
tracking img