Etica organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Educação
Licenciatura em Ciências Sociais

Relatório de estágio supervisionado II.
Elaboração de um material didático
Tema: Participação Politica.

São Paulo
Novembro de 2011
Departamento de Educação
Licenciatura em Ciências Sociais

Aluno: Bruno Araújo de Oliveira
RA: 909122722

Relatório de estágio supervisionado II.Elaboração de um material didático
. Tema: Participação Politica

Relatório de estagio supervisionado II, apresentado para fins de obtenção de nota para aprovação no curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais da Universidade Nove de Julho, tendo como Orientador o Professor Mr. Renê Estaban Rojo.

São Paulo
Novembro de 2011
Introdução:
A presente proposta de aula foitrabalhada com a 1ª série do E.M na E.E Ângelo Bortolo no Estado de São Paulo pelo Docente, Bruno Araújo de Oliveira – Sociologia. Tendo em vista segue o modelo de aula na qual foi trabalhada com todas as séries de 1ª Grau do E.M e que possa contribuir para que outros docentes ministrem em sala aula.
Perfil da aula. Aspectos Negativos e Positivos:
O Ponto negativo encontrado pelo Professor sem dúvidavai ser trazer para a aula os seus educando de forma lúdica e isso sabemos que é difícil pela estrutura educacional que se encontra muitas escolas Públicas, lotações de alunos, barulho (aparelhos celulares, Mp3...).
O Ponto Positivo é que o Professor tem a oportunidade de atacar e minimizar as carências sociais que grande parcela dos alunos carrega do contexto social, além de passar conhecimentosnecessários para que o aluno possa exercer seu papel de cidadão na sociedade eliminando os pontos alienantes e inercias decorrente do processo educacional e social.
Objetivos do material didático:

• Proporcionar os conhecimentos fundamentais;
• Fornecer conteúdos mínimos que possibilitem a organização do conhecimento prévio;
• Fornecer ferramentas e informações;
• Facilitar a aquisiçãodas competências técnicas específicas;
• Estimular a participação do aluno na comunidade;
• Promover a reflexão sobre o processo de trabalho.
Problemas a ser apresentado aos alunos:
O conceito de "participação política" é extremamente complexo porque inclui, ou leva em consideração, uma variedade enorme de atividades e práticas que estão orientadas para a política. Definição mínima departicipação política: "ação de indivíduos e grupos com a finalidade de influenciar o processo político".

Com base nessas considerações preliminares, o objetivo da aula é levar ao conhecimento dos alunos as formas mais comuns de participação política que existem, bem como o entendimento das hipóteses que ajudam a explicar as razões que inibem ou estimulam os cidadãos a participarem dapolítica da forma como o fazem. O conteúdo do tema pode ser transmitido aos alunos em 6 aulas.

Obs. A seguinte proposta pode ser trabalhada com todas as séries do ensino médio na disciplina de sociologia, mas tendo em vista a 1ª Série do ensino médio.
Aulas: 1 e 2: a emergência da participação politica moderna.
O professor deve levar em consideração que o tema da aula se restringe às formasde participação política que emergiram do período moderno até a atualidade:
a) o surgimento da participação política moderna teve início com as revoluções burguesas na Europa, que alteraram profundamente a estrutura e a organização do poder político arbitrário, de modo a consolidar o princípio de soberania popular fundamentada na igualdade jurídica entre os indivíduos (que passaram a serconsiderados cidadãos portadores de direitos).
b) a cidadania moderna é formada por um conjunto de direitos que evoluíram gradualmente: os diretos civis (que surgiram no século 18), os direitos políticos (que surgiram no século 19) e os direitos sociais (que surgiram no século 20).
c) ocorre um progressivo processo de democratização do poder a partir da integração política de diferentes camadas...
tracking img