Etica no marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA NO MARKENTING
Conceito e consequências


Jonatas De Lós Santos Rocha
Tiago Cezar de Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Marketing ( CMA0022 ) – Prática do Módulo I
28/10/2012


RESUMO

De todos os setores dentro de uma empresa o marketing é o de maior visibilidade, pois lida com o público. Esta pesquisa tem por objetivos mostrar o conceito e como omarketing historicamente tem sido alvo de críticas ligadas à parte ética de vender o seu produto ou sua marca, propaganda em excesso, propagandas enganosas, pós venda defeituosos e prazos de entregas não respeitados, e em comum a elas está à ética, que por se tratar de um tema complexo e subjetivo nos remete ao questionamento. Será que é mesmo tudo valido para vender meu produto? A pesquisa nos mostraem resultados que no geral os atores e profissionais do marketing tendem a sair desta zona de amoralidade, deixando que o mercado veja com novos olhos sua prática, pois a crença de que consumidores e sociedade passariam a influenciar a ética nas relações de consumo já é uma realidade, concluindo-se que a quantidade, a qualidade e a facilidade das informações tem feito com que o consumidormoderno torne-se mais exigente e sofisticado, disposto a punir empresas de comportamento antiético.


Palavras-chaves: Ética no Marketing. Conceito de Ética. Ética Empresarial. Valores Fundamentais. Relações de Consumo.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho nos conceitua a ética e sua colocação na sociedade como um todo. Com objetivo de esclarecer a relação entre marketing e ética no âmbitoorganizacional. Justificando como as relações entre as mesmas identificam valores empresariais, fundamentais a aplicação efetiva do marketing na sociedade, melhorando assim a visão do consumidor em relação à empresa que esta lhe ofertando o serviço. A metodologia adotada será através de pesquisas bibliográficas. Primeiramente o trabalho ira abordar o conceito de ética, na sequencia seu uso e importância napratica, no ambiente empresarial e atividades profissionais de marketing.

2 DESENVOLVIMENTO

A palavra ética é de origem grega, ethos, e significa costume; a ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas.
A ética está presente em todas as raças, povos, crenças, enfim, em todo lugar. Ela é um conjuntode regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Conforme Clotet (1986, p. 12) “A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, istoé, como pessoa. [...] A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano”.
Pela visão de Clotet ser ético esta ligado a ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. E cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda.
Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, sertolerante e flexível é ser humilde.
Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para seu próximo. É ter consciência “limpa”. Reverdy (1948, p. 154) nos diz que "A ética é a estética de dentro”.
A Ética no marketing se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Em geral os jovens quando escolhem suacarreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e valores. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional.

Oscar Wilde disse certa vez que ‘chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas...
tracking img