Etica na roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

1. Introdução.
2. Conceito.
3. Histórico:
3.1. Antiguidade;
3.2. Idade Média;
3.3. Idade Moderna.
4. Ética e Moral.
5. Autodeterminação e Responsabilidade.
6. Comportamento Ético.
7. Conclusão.
8. Bibliografia Consultada

REPUBLICA DE ANGOLA
UNIVERSIDADE TECNICA DE ANGOLA
FACULDADE DE GESTÃO

ETICA E VALORES NA ROMA ANTIGA

INTRODUÇÃO

Desde os temposprimórdios em que o homem sentiu a necessidade de viver em conjunto com os outros homens, apartir dessa convivência passou a estabelecer normas de comportamento moral que surgem para o bem estar do grupo.
Ética é uma pequena palavra, mas que traz em seu sentido muita informação, as teorias éticas nascem e desenvolvem-se em diferentes sociedades como resposta aos problemas resultantes das relaçõesentre os homens. Os contextos históricos são pois elementos muito importantes para se perceber as condições que estiveram na origem de certas problemáticas morais que ainda hoje permanecem actuais a ética depende do espaço e do tempo para ser entendida
Surgiu a ética cujos valores permanecem ate hoje e vão se modificando

?. E o que é esse ente, que só existe na imaginação e no espírito? Asexplicações filosóficas e metafísicas sobre o assunto são complicadas e até quase esotéricas. Os dicionários não mudam o tom. Afirmam que é o? estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto?. Vamos simplificar. Ética seria as normas da sociedade que determinam ocomportamento de seus integrantes, perante fatos concretos ou abstractos, partindo de conceitos que priorisam o bem e a moral.
que significa ?relativo à moral'. Então vamos à fonte. A filosofia da moral nasceu em uma época em que o ?bom? e o ?mal? eram apenas um juízo particular do individuo ou do grupo dominante. Sócrates e Platão foram os primeiros que reagiram ao relativismo ético, propondopadrões morais racionais, atemporais e universais, tendo por base a justiça, a bondade, o bem e a beleza, valores cuja validade depende das opiniões que deles se tenha. Aristóteles complementou esse raciocínio, afirmando que a meta da ética é a felicidade conquistada por uma vida virtuosa, não como ato privado, mas como ato social de formação de carácter. Havia muitos factores sensoriais nessesconceitos dos filósofos gregos. Lá estão elementos tais como disciplina, audácia, sensualidade, coragem, lucro, sensibilidade, harmonia etc.
Em Roma antiga a ética foi muito cultuada e pouco praticadaA tríade Sócrates, Platão e Aristóteles sempre raciocinou a ética como elementos da política. Sendo o homem um animal gregário, sociável por natureza, ele teria por obrigação o comportamento ético, para quenão fosse excluído do grupo. Diziam que, se as lideranças da sociedade são por ela mesma escolhidas, os líderes devem ter como escopo a ética, a felicidade social
Ética, palavra originada directamente do latim ethica,
Etica é a parte da filosofia
. A ÉTICA é a ciência que ensina o homem a agir correctamente.
Palavra originada do Latim (Ethica) e indirectamente do Grego (ethiké) pode sertraduzida como costume ou propriedade do carácter.

2. CONCEITO
Ética - do gr. ethos significa originalmente morada, seja o habitat dos animais, seja a morada do homem, lugar onde ele se sente acolhido e abrigado. O segundo sentido, proveniente deste, é costume, modo ou estilo habitual de ser. A morada, vista metaforicamente, indica justamente que, a partir do ethos, o espaço do mundo torna-sehabitável para o homem. Assim, o espaço do ethos enquanto espaço humano, não é dado ao homem, mas por ele construído ou incessantemente reconstruído. (Nogueira, 1989)
3.1. ANTIGUIDADE
Desde que o homem teve de viver em conjunto com outros homens, as normas de comportamento moral têm sido necessárias para o bem-estar do grupo. Muitas destas normas eram extraídas das religiões existentes, que...
tracking img