Etica na Internet

Páginas: 11 (2504 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO

Ética, uma palavra simples mas de diferentes conclusões e diferentes pontos de vista, pois o conceito ou uma conduta ética para uma pessoa pode ser de uma forma ou uma conduta não ética para outra, pois a individualidade, os princípios, costumes são parte da personalidade de cada um e conforme a sociedade em que vive.
A personalidade começa a ser formada no momento do nascimentoe continua a ser moldada na adolescência e se estende pela a vida adulta a fora, de acordo com educação, o meio ambiente em que vive e até mesmos tradições ou até o momento que sentir segurança para tomar as próprias decisões sem ferir a ética dos outros ou a própria.
Deve-se deixar claras as finalidades e os objetivos pelo quais a ética na internet é importante e essencial:
A internettornou-se uma ferramenta necessária em qualquer parte do mundo;
A internet tornou-se parte do trabalho;
A importância da internet na vida moderna;
A não justificativa para a inexistência ou a anulação da ética.

2 ÉTICA NA INTERNET

As tecnologias de computadores foram-se evoluindo até a década de 90 onde apareceram os sistemas operacionais Windows e em 1994 a explosão de popularidade devido aoWord Wide Web (Acesso a Internet). (NORTON, 1996, p.557).
Esses avanços além de trazer benefícios também trouxeram sérios problemas de conduta como a falta de Ética. Deve-se deixar claro o significado da palavra ética que de acordo com Dicionário Aurélio apud Masiero(2000) é o estudo do juízos de apreciação referentes a conduta humana suscetíveis de qualificação do ponto de vista do bem e do mal,seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
"Ética é palavra derivada do grego(ethike) significando como sendo uma parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão."(GRANDE Dicionário,1995).
A ética é uma ramificação da filosofia que estuda ocomportamento moral do ser humano, classificando-o como bom ou ruim, correto ou errado e que os
conceitos éticos provavelmente surgiram quando o ser humano começou a viver em sociedade e aprendeu a identificar certos comportamentos como positivos ou negativos para o bem estar e segurança do grupo. (MASIERO, 2000, p.20).
Portanto a ética existe desde os nossos antepassados porém pouco tratada na área deinformática, pois essa tecnologia é relativamente nova e se tornou acessível para a população há alguns anos atrás, proporcionando uma série de novas possibilidades. Como tudo que se inventa tem seu lado positivo e negativo com essa nova tecnologia além de nos trazer vários benefícios também trouxe varias outras preocupações que antes eram mínimas.
Antigamente eram escritos livros e artigos,estes somente eram publicados em editoras competentes onde se adquiriam os direitos autorais e estes direitos eram de uma forma mais protegida; antes se escreviam cartas e não e-mails; se guardavam arquivos e documentos em uma lugar seguro onde acreditava-se que estes não seriam violados. Hoje em dia, guarda-se em computadores que julgam estarem seguros, porém pessoas tecnicamente capazes contudo deconduta duvidosa ou perigosas podem fazer uso de sua capacidade para invadir vários sistemas para modificar, violar, roubar, invadir privacidade e muitas vezes usar informações alheias sem dar os devidos créditos.

2 .1 Conduta

Mas o que seria conduta? "Conduta palavra que vem do latin (conducta) significando ato ou efeito de conduzir-se, procedimento moral / (bom ou mau)" (GRANDE Dicionário,1995). Mas como identificar pessoas ou até mesmo atos próprios como conduta duvidosa? KALLMAN e GRILLO(1997) / MASIERO(2000) oferecem as seguintes diretrizes informais para balizar o comportamento ético:
O teste da família: que consiste em você sentir-se confortável a expor para sua família suas ações e decisões;
O teste do sentimento: que diz ao próprio eu como você se sente com a decisão ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica na internet
  • Etica na internet
  • Etica internet
  • Etica e o uso da internet
  • Etica no sistema de informação na internet
  • Internet
  • Internet
  • Internet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!