Etica na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS – DEBI

ÉTICA NA ESCOLA: A DIFERENÇA QUE FAZ DIFERENÇA.
(JULIO GROPPA AQUINO).
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA.
(MARIA VICTORIA DE MESQUITA BENEVIDES).

Por:
Joziene Souza Rocha

Resenha apresentada ao professor Anderson de Carvalho, nadisciplina Escola, Violência e Direitos Humanos, como um dos requisitos para a avaliação do II semestre do curso de Pedagogia.

Itapetinga-BA
Fevereiro/2012

Ética na escola: a diferença que faz diferença.
O desafio da educação para a cidadania.

Joziene Souza Rocha

AQUINO, Julio Groppa – Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. _ São Paulo; Summus, 1998.Julio Groppa Aquino, professor da Faculdade de Educação da USP, autor de Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno (1996), e organizador/co-autor das coletâneas Indisciplina na escola (1996), Sexualidade na escola (1997) e Erro e fracasso na escola (1997) editadas pela Summus. E-mail: groppaq@usp.br

BENEVIDES, Maria Victória de Mesquita _ Diferenças epreconceito na escola: alternativas teóricas e práticas/ Coordenação de Julio Groppa Aquino._ São Paulo: Summus, 1998.

Maria Victória de Mesquita Benevides, socióloga, professora titular da Faculdade de Educação da USP, diretora da Escola de Governo e membro do Conselho da Cátedra UNESCO-USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância. Escreveu, dentre outros livros, Acidadania ativa (Ática, 1991).

Julio Groppa Aquino aborda em seu trabalho sobre a Ética na escola, a escola atual, as novas exigências e novos impasses. O texto está estruturado em quatro grandes recortes temáticos que são: o recorte institucional, o de caráter ideológico, outro voltado à definição legal e por fim o recorte teórico.
No primeiro momento Aquino, ao abordar sobre o recorteinstitucional, afirma que a escola, como uma instituição pública, tem falhado em sua ação pedagógica, pois, sendo ela um lugar de acolhimento das diferenças e diversidades humanas, infelizmente, tem apresentado um alto índice de evasão escolar.
Diante de tal realidade, ao discorrer sobre o recorte ideológico, o autor ressalta a importância de a escola preservar as tradições, os bons costumes das civilizaçõespassadas, não deixando de agregar ao velho, as novas mudanças, valorizando sempre o senso crítico do aluno e motivando-o a uma vivência escolar.
Aquino conclui que a situação escolar brasileira é fruto do conceito legal que se tem do trabalho educacional. Portanto, dentro do recorte legal, ele faz menção de declarações contidas na Carta Constitucional, as quais afirmam que “todos têm direito aeducação”. Sendo que esta, por sua vez, deve ser iniciada no ambiente familiar e em seguida a escola deve assumir o papel de desenvolver os conhecimentos já adquiridos, ensinar novos conteúdos, desenvolver o raciocínio, o senso crítico e formar verdadeiros cidadãos.
O autor também aponta o recorte teórico como sendo de fundamental importância, pois se refere ao conjunto de proposições dosespecialistas em educação acerca dos objetivos, procedimentos e instrumentos desejáveis da ação escolar. Segundo Julio Aquino, o ofício docente deveria ser exercido, baseados em regras éticas, tais como fidelidade ao contrato pedagógico, a compreensão do “aluno problema”, investimento nos recursos humanos concretos, estar flexível a mudanças e por fim, o exercício da função de forma sempre prazerosa.Seguindo uma linha de pensamento semelhante ao de Julio Aquino, temos o texto da autora Maria Victória de Mesquita Benevides – O desafio da educação para a cidadania.
Em seu texto, a socióloga Benevides afirma que a representação popular e democrática e a universalidade do voto são importantes conquistas da cidadania. Todavia, apesar do direito e do dever de votar, serão todos, igualmente...
tracking img