Etica na engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ética
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a ética é chamada de "moral", e por extensão, seu estudo frequentemente chamado de Filosofia Moral. Assim, como um ramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática e Lógica) e àsciências empíricas, como a Química e a Física. Como trata-se de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. Por todo o tempo em que a humanidade tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos. Apesar de que a moral foi formalizadae transformada em padrões arbitrários de conduta, ela desenvolveu-se, algumas vezes irracionalmente, depois de que tabus religiosos foram violados, ou através de comportamentos fortuitos que se tornaram hábito e então regra, ou de leis impostas por chefes a fim de prevenir desarmonia em suas tribos. Mesmo as grandes civilizações Egípcias e Sumérias não geraram uma ética sistematizada; máximas epreceitos criados por líderes seculares misturaram-se com uma religião rígida que afetou o comportamento de cada egípcio. Na China, as máximas de Confúcio foram aceitas como código moral. Como é o padrão regulatório da Ética necessário para o bem-estar de uma população, esse aplica-se a todas as esferas de atuação desta população, seja na educação de crianças, seja na confecção dasleis, seja no comportamento do mercado de Bolsa de Valores, seja em todas as profissões. Pode-se considerar que esse padrão de comportamento é o que leva ao menor consumo de energia, ou à menor criação de dificuldades, ou à geração criação de danos à própria sociedade e ambiente. É quando se estabelece que determinada ação ou atitude, se não causa benefício à sociedade, também não lhe causaprejuízo.

A ética e a engenharia.
Todos nós temos a opção de viver eticamente ou não. A escolha é estritamente pessoal, podendo sofrer, é claro, as importantes influências da educação familiar e do ambiente onde se vive. A ética se pauta basicamente por alguns princípios que conduzem a questionamentos práticos e permanentes que se relacionam com o que cada um faz e não com o que cada um diz. Sefosse pelo que se diz, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e outros lugares importantes da vida pública seriam bem diferentes do que se vê. Tudo porque a prática da ética tem que se pautar por avaliar:
1. Se o que está sendo feito é legal;
2. Se é imparcial;
3. Se faz com que cada indivíduo se sinta bem consigo mesmo;
4. Se as consequências do que está sendo feito podem prejudicar a outraspessoas;
5. Se a satisfação de interesses individuais está superando interesses coletivos.
Ou seja, tem tudo a ver com PRÁTICA, EMPREENDORISMO, AÇÃO, NEGÓCIO. Como os profissionais da engenharia praticam a ética em suas profissões? Quando se trata de trabalhar apenas na elaboração de projetos e na construção de obras para particulares, é muito mais fácil agir eticamente porque a relação édireta com o cliente, o beneficiário, o povo. Os cinco pontos acima listados são mais facilmente praticados. É claro que há distorções e posturas que não tem nada a ver com a ética, porém, o mais comum é o respeito à ética com base em uma relação comercial, um negócio.
Quando a engenharia se relaciona com o poder público a coisa muda completamente. Tanto para execução de obras como para prestação deserviços, a prática da ética fica contaminada pelo vício da falta de princípios comerciais na relação contratual. Não se considera um negócio. O poderoso contratante, revestido de mantos de legalidade institucional e Leis de todo tipo, age como se a relação com o contratado envolvesse algo pessoal em alguns casos, ou algo meramente burocrático onde não interessa o custo x benefício e sim a...
tracking img