Etica na engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA

ELTON GABRIEL DE OLIVEIRA RUFINO
GUSTAVO FERREIRA SANTOS

ÉTICA E ÉTICA NA ENGENHARIA

UBERABA-MG
2010

ELTON GABRIEL DE OLIVEIRA RUFINO
GUSTAVO FERREIRA SANTOS

ÉTICA E ÉTICA NA ENGENHARIA
Trabalho apresentado ao componente curricular Metodologia do Trabalho Ciêntifico do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Orientador: Prof.ª AnaCristina Fiúza.

UBERABA-MG
2010

Sumário
Introdução 4
Ética e Ética na Engenharia 5
A Ética 5
Ética na Engenharia 6
Conclusão 9
Referências 10










 

Introdução

A ética é um conjunto de padrões e princípios onde nos quais se pautam a conduta humana. Muitas vezes a ética é chamada de “moral”, seu estudo frequentemente chamado de Filosofia Moral. Assimcomo na Filosofia, ela é considera como uma ciência normativa, onde se trata de normas de conduta humana, em diferença as ciências formais.

Ética e Ética na Engenharia
A Ética
Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana. Algumas vezes a ética é chamada de "moral", e por extensão, seu estudo freqüentemente chamado de Filosofia Moral. Assim, como umramo da Filosofia, Ética é considerada uma ciência normativa, já que trata de normas da conduta humana, em diferença às ciências formais (como Matemática e Lógica) e às ciências empíricas, como a Química e a Física.
Como trata-se de um padrão de comportamento e conduta, a ética ou moral tem características próprias em cada civilização (a exemplo da Oriental e Ocidental) e em cada cultura. Por todoo tempo em que a humanidade tem vivido em grupos, a regulamentação moral tem sido necessária para o bem-estar desses grupos. Apesar de que a moral foi formalizada e transformada em padrões arbitrários de conduta, ela desenvolveu-se, algumas vezes irracionalmente, depois de que tabus religiosos foram violados, ou através de comportamentos fortuitos que se tornaram hábito e então regra, ou de leisimpostas por chefes a fim de prevenir desarmonia em suas tribos. Mesmo as grandes civilizações Egípcias e Sumérias não geraram uma ética sistematizada; máximas e preceitos criados por líderes seculares misturaram-se com uma religião rígida que afetou o comportamento de cada egípcio. Na China, as máximas de Confúcio foram aceitas como código moral.
A Igreja tem grande participação nodesenvolvimento dos padrões éticos e morais principalmente da civilização ocidental. A Igreja pauta esses padrões nos escritos bíblicos, que por sua vez teriam origem divina. Na realidade, todos esses organismos são criações do próprio ser humano, o que torna a ética uma ciência gerada, assim como os demais seres vivos, com base na tentativa e acerto, e por conseguinte viva e em mutação.
Como é o padrãoregulatório da Ética necessário para o bem-estar de uma população, esse aplica-se a todas as esferas de atuação desta população, seja na educação de crianças, seja na confecção das leis, seja no comportamento do mercado de Bolsa de Valores, seja em todas as profissões. Pode-se considerar que esse padrão de comportamento é o que leva ao menor consumo de energia, ou à menor criação de dificuldades, ou àgeração criação de danos à própria sociedade e ambiente. É quando se estabelece que determinada ação ou atitude, se não causa benefício à sociedade, também não lhe causa prejuízo.
Agir em contradição a essas normas invariavelmente resulta em conflito e talvez dano a alguma parte. Porém não é a Ética absoluta e imutável, tampouco perfeita, e suas mudanças se fazem normalmente através da quebra dopadrão anterior. É a Ciência, aliás, com suas grandes descobertas, uma grande responsável pelas mutações dos padrões éticos, às vezes com resultados infortuitos para seus autores. As descobertas de Isaac Newton servem como um exemplo deste efeito. As Leis de Newton foram recebidas de modo geral como uma evidência de que havia uma ordem divina que era racional. O pensamento contemporâneo nesta...
tracking img