Etica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo ‘Ética como um conjunto de crenças e valores que servem como sustentação do comportamento que se adota ao longo da vida, na busca dos objetivos que ela persegue'. (FIPECAFI,1997, p. 22), e considerando também que a Ética profissional é o alicerce para o exercício de uma cidadania plena e digna.

Será tratado ao logo deste artigo os dilemas éticosvividos por profissionais de contabilidade no exercício de sua prática profissional.

Tendo a Ética como indispensável para a convivência social, veremos que o profissionalcontábil deve está atento para se adaptar ao meio e as exigências vividas na prática profissional, cabendo a ele primordialmente zelar por sua profissão e por sua conduta moral, visto que, oprofissional deve estar não só preocupado com aquilo que a sociedade lhe impõe, mais sim ele deve se preocupar com o seu dever de aplicar à ética em sua plenitude, adequando-se as exigênciasdo mercado de trabalho.

Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar e demonstrar a necessidade da observação e aplicação do Código de Ética no exercício diário dasatividades contábeis.

Também será analisado ao longo deste artigo a comparação entre a vida cotidiana do profissional de contabilidade e a aplicação do código de ética perante omesmo, será descrito situações onde o profissional se depara com dilemas éticos e também como o correto profissional deverá aplicar em sua plenitude o Código de Ética, finalizando com asConsiderações Finais onde se concluirá que a ética é a viga mestra do profissional de contabilidade.





2 ÉTICA E MORAL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL



Na profissão contábilo Código de Ética, tem por objetivo habilitar o contador a adotar uma atitude pessoal, de acordo com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade. (FIPECAFI, 1997, p.61).
tracking img