Etica na computação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética na Computação
O que é ética?
A evolução das técnicas computacionais e o crescimento da popularidade da informática na sociedade tem causado o aumento das discussões sobre ética na computação. Mas o significado da palavra ética tem confundido muitos ao ser comparado com o significado de moral. Moral é aplicada quando se quer ditar regras de conduta a uma pessoa ou a um grupo. Ética é aciência que estuda as várias morais, comparando-as e verificando se são legítimas, se não são influenciadas, se realmente são modelos de referência para a tomada de decisões.
A ética se baseia muito no bom senso pessoal para estabelecer se uma moral atende às necessidades e desejos de um grupo/pessoa sem agredir os direitos da sociedade em volta. Essa atitude subjetiva tem criado controvérsias, poistoda ciência baseada no senso comum é duvidosa, porque cada pessoa pensa de um jeito e o que é “certo” para alguém pode ser “errado” para outrem. E como é baseada nas morais, que são bem variadas, a ética não é imutável, variando com o lugar, a época e fatores externos, deixando de ser uma ciência 100% confiável.
A ética é quem define se cada uma das morais é valida no ambiente em que atuam,determina se são boas fontes de aconselhamento na hora de fazer um escolha do tipo “copiar ou não copiar?” e verifica se não está havendo alguma influência política ou social de alguma organização ou grupo no estabelecimento destes conceitos. Num futuro próximo, talvez as opiniões sejam outras e fatores tecnológicos, jurídicos, etc. podem mudar o ponto de vista ético da situação.
Ética na ComputaçãoA maior dificuldade em se falar de ética na computação é que, como qualquer pessoa de qualquer área de estudo pode estudar informática, inclusive pessoas que não fazem qualquer curso superior, fica difícil de se criar uma regulamentação que todo profissional do setor deve seguir ao se deparar com situações em que é preciso julgar o que é correto e o que é incorreto. Não existe um código de éticaoficial, como na Medicina ou no Direito, mesmo porque se houvesse, não abrangeria a todos os praticantes da área, atingindo apenas àqueles que tomassem conhecimento através de disciplinas da graduação, talvez eletivas.
Não sendo a profissão regulamentada, não existem órgãos fiscalizadores ou estruturas sindicais que zelam pelo bom desempenho do profissional. Em alguns países, foram criadassociedades que tentam suprir essa necessidade, como a ACM (Association for Computer Machinery), que possuem inclusive códigos de ética, entretanto a punição pela não-obediência às diretivas geralmente limita-se ao banimento da associação, sendo o comportamento dos membros praticamente determinado pela consciência individual.
No Brasil existe a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que exerce grandeinfluência na comunidade da área de informática, uma vez que a maioria dos professores universitários da área são seus associados, ajudando a formar profissionais qualificados. Porém a SBC não possui um código de ética para orientar seus membros, apenas um projeto baseado no código da ACM e da Britsh Computer Society. A SUCESU é outra entidade atuante no ramo, mas que também não possui um códigodestinado a indivíduos por ser composta basicamente por instituições. O Instituto para Ética da Computação criou um pequeno código de conduta que ficou conhecido como "Os Dez Mandamentos para Ética na Informática", transcrito a seguir:
1. Você não deverá usar o computador para produzir danos em outra pessoa;
2. Você não deve interferir no trabalho de computação de outra pessoa;
3.Você não deve interferir nos arquivos de outra pessoa;
4. Você não deve usar o computador para roubar;
5. Você não deve usar o computador para dar falso testemunho;
6. Você não deverá usar software pirateado;
7. Você não deverá usar recursos de computadores de outras pessoas;
8. Você não deverá se apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa;
9. Você deverá...
tracking img