Etica na atividade policial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 2

ÉTICA E SUA DEFINIÇÃO ..................................................................................... 3

ÉTICA POLICIAL MILITAR.................................................................................. 4

ÉTICA NO ESTATUTO DA POLÍCIAMILITAR.................................................... 6

A DIFERENÇA SOCIAL NA ABORDAGEM POLICIAL...................................... 9

OBRIGAÇÃO DO POLICIAL ................................................................................. 10

CASOS DE ABUSOS MAIS COMUNS............................................................... 11

VIOLÊNCIAPOLICIAL................................................................................. 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. 14

REFERÊNCIAS ................................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, nos deparamos com situações onde ao observarmos a conduta dos agentes policiais durante otrato diário com cidadão, notamos, a falta de certos preceitos éticos fundamentais na doutrina militar, o qual coloca em evidencia o modo como estes policiais estão sendo formados. A resposta se encontra dentro da própria instituição militar no momento da aprendizagem, no erro da escolha de seus orientadores, gerando assim conflitos políticos e sociais.

ÉTICA E SUA DEFINIÇÃO

Ética é omome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra “ética” é derivada do grego, significa aquilo que pertence ao ao caráter ou costume.
Diferencia-se da moral, pois busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Já a moral tem seus fundamentos, obedecendo normas, tabus, costumes, mandamentos culturais entre outros.
Não se resume apenas à moral, buscafundamentações teóricas visando encontrar o melhor modo de viver e conviver, um melhor estilo tanto na vida particular quanto na pública.
A ética inclui diversos campos do conhecimento que nem a física, metafísica, lógica, dialética, e nem a retórica são abrangidos. Inclui campos direta e indiretamente ligados na influência na maneira de viver ou estilo de vida, como antropologia, psicologia,sociologia, economia, pedagogia, até mesmo política.
Embora a lei tenha como base princípios éticos não deve ser confundida com a ética, pois nenhum individuo pode ser compelido pelo Estado ou por outros, a cumprir normas éticas, nem sofrer sanções pela desobediências destas; já a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

ÉTICA POLICIAL MILITAR

Ética significacostume, ou genericamente chamada de doutrina de costumes. Tal entendimento modificou-se a partir da interpretação de Aristóteles, que ligou as virtudes éticas à consecução de uma finalidade, portanto desenvolvidas na esfera da pratica, servindo à ordem e à vida da sociedade organizada, originando a justiça, a amizade, o valor moral e etc. O vocábulo evoluiu e hoje e a ciência que se ocupa dos objetosmorais. A ética é abstrata e essencialmente o conteúdo moral dos comportamentos.
Estética do grego "aisthanesthai" significa perceber por meio dos sentidos. Perceptiva, e de uma finalidade lida com algo real, concreto e que ganha importância quando tem função para vida humana. A estética no plano policial militar a um conjunto de estímulos demonstrados nos uniformes, insígnias, gestos atitudesentre outros; vinculados a valores de disciplina e hierarquia, como fundamento da obediência ao ordenamento jurídico do Estado às ordens das autoridades superiores.
O padrão comportamental expresso na estética militar, nada tem a ver com o treinamento técnico, ainda mais quando se trata de policial que lida, diuturnamente, com desajustes pessoais e sociais materializados nos ilícitos, portanto...
tracking img