Etica moral e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC – PROF. ADOLPHO ARRUDA MELLO

TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – TURMA B

ÉTICA, MORAL E CIDADANIA
GLOBALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

FERNANDO DE SOUZA FELIPE – ÉTICA, CIDADANIA E ORGANIZAÇÃO

PROF°. EDSON TREVISAN

PRESIDENTE PRUDENTE – SP

2013

Sumário

Introdução 3
Ética, Moral e Cidadania 4
Ética e Moral 4
Cidadania 6
Globalização e Participação Politica 7Globalização 7
Participação Politica 7

Introdução
Este trabalho tem como objetivo, mostrar a importância do conhecimento da ética, moral, cidadania, globalização e participação política para o profissional de redes de computadores.

Ética, Moral e Cidadania
Ética e Moral
A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por umadeterminada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens.Exceto quando atacada: justifica-se se dizendo universal, supostamente válida para todos.
Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.
A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamentohumano. Não se deve confundir aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência a fundamentação das proposições científicas. Ao contrário, os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada não apresentam esse caráter. E não somente não têm um caráter científico, mas a experiência histórica moral demonstra como muitas vezessão incompatíveis com os conhecimentos fornecidos pelas ciências naturais e sociais. Daí podermos afirmar que, se pode falar duma ética científica, não se pode dizer o mesmo da moral. Não existe uma moral científica, mas existe - ou pode existir - um conhecimento da moral que pode ser científico. Aqui, como nas outras ciências, o científico baseia-se no método, na abordagem do objeto, e não nopróprio objeto. Da mesma maneira, pode-se dizer que o mundo físico não é científico, embora o seja a sua abordagem ou estudo por parte da ciência física. Se, porém, não existe uma moral científica em si, pode existir uma moral compatível com os conhecimentos científicos sobre o homem, a sociedade e, em particular, sobre o comportamento humano moral. É, este o ponto em que a ética pode servir parafundamentar uma moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. A moral não é ciência, mas objeto da ciência; e, neste sentido, é por ela estudada e investigada. A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva e, neste sentido, pode influir na própria moral.
E na informática isso não é diferente, existem alguns"mandamentos" a serem seguidos para que haja ética.
Você não deverá usar o computador para produzir danos em outra pessoa.
Você não deve interferir no trabalho de computação de outra pessoa.
Você não deve interferir nos arquivos de outra pessoa.
Você não deve usar o computador para roubar.
Você não deve usar o computador para dar falso testemunho.
Você não deverá usar software pirateado.
Vocênão deverá usar recursos de computadores de outras pessoas.
Você não deverá ser apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa.
Você deverá refletir sobre as consequências sociais do que escreve.
Você deverá usar o computador de maneira que mostre consideração e respeito ao interlocutor.
Essas regras são como um mandamento para que exista ética na informática, abaixo citaremos um caso...
tracking img