Etica enpresarial

551 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas dentro de uma empresa, que tem sido entendida, doutrinariamente, como uma atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento. que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucros. O Código de ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa.

CÓDIGO DE É TICA EMPRESARIAL

Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. As empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento. Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa. que pretende implantá-lo.
As empresas precisam ter um comportamento ético tanto dentro quanto fora da empresa, com isso permite que elas barateiem os produtos, sem diminuir a qualidade e nem os custos de coordenação, outras razões também podem ser feitas como o não pagamento de subornos, compensações indevidas. Dentre os problemas éticos de maior conhecimento público estão aqueles referentes às relações com os consumidores, e sujeitos aos enquadramentos da lei de defesa do consumidor, incluindo-se práticas de marketing, propaganda e comunicação, qualidade do atendimento e reparações no caso de serem causados danos.
O próprio processo de implantação do código de ética cria um mecanismo de sensibilização de

Relacionados

  • ESTRATEGIA DE RESTRUTURAÇÃO ENPRESARIAL
    2798 palavras | 12 páginas
  • Desafio de aprendizagem tga
    3829 palavras | 16 páginas
  • Relaçoes interpessoais
    7205 palavras | 29 páginas