Etica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A corrupção é um ato característico do dilema dos presos. Onde o dilema que na qual não se consegue sair por nenhum agir isolado de pessoas ou instituições individuais, mas unicamente por uma ação concertada. Ou seja, a pessoa tem total liberdade em decidir em praticar ou não a corrupção. Se todos passarem a renunciar a corrupção como um recurso de marketing, as firmas passariam a ter maissegurança como também mais eficaz para alcançarem suas metas. Neste contexto deve-se lembrar em primeira linha a possibilidade de coalizões envolvendo a Transparency International (Organização não governamental que têm como principal objetivo a luta contra a corrupção).
A criação de “ilhas de integridade” é uma proposta interessante, que merece atenção. Pois nenhum processo importante de mudança socialse verifica da noite para o dia. Nem o fato de que nem mesmo a pena de morte adotada em alguns países como punição para este delito, conseguiu superá-lo.
A corrupção sempre existiu, e vem criando forças há três décadas e meio, existem situações que a pessoa se vê obrigada a ceder para continuar no ramo. Na ética isso não é aceito.
Será que temos como viver nos dias de hoje sem a corrupção?Sim, no entanto, que nos limitemos a ter posturas diferentes e manifestar nosso desconforto com ela. Isso tudo vai mudar quando começarmos a agir, se cada vez omitirmos mais, isso vai se tornando uma bola de neve. Se conscientizarmos as pessoas desse perigo as coisas vão começar a mudar, começando das próprias pessoas. Neste contexto a Comunidade de Trabalho para segurança na Economia estabeleceualgumas regras. Tais como:
• Dando bom exemplo. Se não aceitarmos a corrupção em nossas empresas, os colaboradores vão estar cientes em não corromperem.
• Colocar normas e regras nas empresas contendo proibições de corrupção. Transgressões podem ter consequências empregatícias e futuras.
• Deixar claro até aonde podem ser aceitos presentes e outras vantagens.
• Está sempre alertando dos perigosda corrupção e como reconhecê-la.
• A Empresa deve estar sempre alertando os seus colaboradores o alcance das proibições penais da firma.
• Ficar de olhos bem abertos e deixar claro que na empresa a corrupção não deve ser aceita.
• Estar sempre fazendo reuniões com os colaboradores para alertá-los e jamais cair no esquecimento que corrupção é crime e que é possível ter uma empresa semcorrupção. Pois, corrupção gera corrupção e honestidade gera honestidade.
Toda mudança social para melhoramento e aperfeiçoamento, deve ter um responsável para colocá-la em ação.
Para uma solução efetiva do problema da corrupção é preciso uma luta ,um combate em todas as frentes,inclusive na frente empresarial.
É preciso a todo custo recusar-se a eventuais exigências de corrupção.
Portanto a corrupçãoé prejudicial para os indivíduos envolvidos,não tem razão de ser para a respectiva empresa e é injusta para com a sociedade atingida.

As empresas são atores morais
Existe uma série de boas razões para atribuir ás empresas o status de um agente moral. Uma dela é que as empresas são “pessoas jurídicas”, isto é, elas desfrutam de uma existência jurídica independente de seus membros, destaforma sendo portadoras de direitos e deveres. Hans Geser chega a ver nas organizações uma capacidade moral maior do que a que encontramos nos indivíduos: Diferentemente dos indivíduos, as empresas não podem se desculpar apelando para um status de menor imputabilidade, nem fazer valer outras circunstâncias atenuantes. Podemos diz Hans Geser, esperar das organizações uma “ilimitada capacidade deauto-aperfeiçoamento”, sem que para isso tenhamos necessidade de um utópico “homem perfeito”.O acúmulo de qualificações, bem como as capacidades de natureza cognitiva, científica e técnica, criariam para as organizações “ uma capacidade muito mais elevada e estável para a realização de atividades complexas”. Melhor do que os indivíduos, as organizações estão em condições de fazer ao mesmo tempo...
tracking img