Etica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética em marketing e propaganda |
ÉTICA EMPRESARIAL |

Maceió, AL
Maceió, AL

Ética em marketing e propaganda |
ÉTICA EMPRESARIAL |

Maceió, AL
Maceió, AL

Sumario
Introdução ............................................................................................................. 03 1. Ética na pesquisa de marketing......................................................................... 04 2. Ética na administração do produto ..................................................................... 05 3. Ética na administração do preço ......................................................................... 06 4. Ética na propaganda ............................................................................................ 07 5. Ética naadministração da distribuição ................................................................ 08 6. Ética na auditoria e controle mercadológico ........................................................ 09 7. Ética no marketing internacional .......................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Como umadas áreas mais importante da organização, o marketing vem se destacando e se fixando nos dias atuais. Tendo a função de atender ás necessidades e desejos do consumidor final, oferecendo-os, assim, produtos tangíveis, serviços, ideias e outros, visando o lucro daempresa. Para desenvolver essa riqueza na empresa é necessário que o público tenha conhecimento do lançamento ou atributos desse produto, assim é a função da propaganda, ondetem a possibilidade de acesso á informação.
Apresentamos os critérios de ética para as decisões tomadas em marketing e propaganda.

Ética na pesquisa de marketing

O processo de conhecer as necessidades e desejos do consumidor desenvolve mediante apesquisa de marketing, transformando o que supérfluo em necessidade. Sendo feito estudos para pressupor princípios éticos fazendo com que o oportunismo não se sobreponha ao objetivo claro do marketing.
Os procedimentos do projeto de pesquisa devem ser bem claros, e os pesquisadores devem ser integrados a empresa para informar todos os passos da pesquisa, os custos,eventuais desdobramento conclusões que devem ser objetivas e com precisão.
A ética recomenda cuidado no tratamento dos dados, principalmente quando se emprega técnicas de pesquisa projetiva ou qualificativa, e para não ocorre eventuais conflitos de interesse a pesquisa deve ser confidencial e resguardada. Sua confecção deve ser transparente e objetiva, tendo seu contexto emgráficos ou figuras para facilitar a compreensão da informação, apresentação com dados completos.
Os clientes que contratam empresas que fazem as pesquisas de opinião também tem a responsabilidade de divulgar de modo completo e preciso os resultados da pesquisa, e utiliza-las de maneira ética. Pois a predisposição do entrevistado a não cooperar com a pesquisa é a falta de ética comque ele é tratado, quando sob disfarce de pesquisa as empresas o abordam com a intenção de venda ou captação de recursos.

Ética na administração do produto

Recentemente vemos alguns produtos reaproveitados vendidos como novos, por exemplo, os cartuchos de impressoras. Essa intenção é um dos fatores que é necessário considerar para avaliar o comportamento ético de uma...
tracking img