Etica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A gigante americana de energia Enron, que já foi a companhia mais admirada do planeta, é agora mais conhecida por ser protagonista da maior concordata da história corporativa nosEstados Unidos. Seu colapso provocou uma série de investigações, incluindo uma criminal. Quando a empresa apresentou o resultado de seu terceiro trimestre em outubro passado, revelou umenorme e misterioso buraco em suas contas que derrubou os preços de suas ações.
Depois desse anúncio, a comissão responsável pela fiscalização do mercado acionário americano, a SEC,começou a investigar os resultados da empresa.
A Enron então acabou admitindo que havia inflado os seus lucros, o que rebaixou ainda mais o valor de suas ações. A queda afastou aalternativa de venda da companhia como forma de solucionar sua crise financeira, o que a levou para o processo de concordata em 2 de dezembro.A rápida transformação da Enron de uma dascompanhias mais admiradas do mundo em protagonista da maior concordata da história corporativa dos Estados Unidos levantou grandes suspeitas sobre as transações da empresa.
Uma série deinvestigações realizadas pelo Congresso americano e por órgãos reguladores chegaram ao ponto máximo quando foi anunciado que, além das investigações financeiras, uma investigaçãocriminal seria instalada.Porque existe a possibilidade de que altos executivos da companhia estejam envolvidos em fraudes.

Com o objetivo de maquiar o balanço da companhia, foi usado umcomplexo sistema de parcerias financeiras para esconder prejuízos.

Além disso, vários executivos da Enron supostamente tiveram grandes lucros vendendo suas ações antes que elasdespecassem.

Os 20 mil empregados da empresa, porém, perderam bilhões de dólares porque foram impedidos pela direção da companhia de vender suas ações quando elas começaram a cair.
tracking img