Etica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ética Empresarial

O debate sobre o comportamento ético das organizações vem tomando lugar na prática administrativa como o caminho para sobreviver às mudanças de paradigmas e ao ambiente de hipercompetição que vivenciam as empresas do mundo ocidental capitalista e de mercados desregulamentados.
A questão da ética nos negócios por muito tempo foi considerada de importância menor, assuntopreferido de religiosos, com a justificativa de que no universo empresarial nem sempre é possível tomar decisões com a clareza do certo e do errado, antever e decidir sobre quem será beneficiado ou prejudicado.
A empresa opera em ambiente que está em constante transformação motivada por mudanças sociais, mercadológicas, financeiras, tecnológicas, etc.
A todo instante é impelida a fazer escolhasquanto a ações e decisões que desencadeiam conseqüências para os indivíduos e meio ambiente.

No entanto, a luta constante para manter-se num mercado altamente competitivo é o que tem orientado as decisões empresariais. Para Srour (1998), os países e empresas capitalistas navegam com desenvoltura na ambigüidade moral já que o interesse pessoal é visto como o motor da economia.
Em sua discussãosobre ética nas organizações esse autor resgata de Weber duas abordagens para a ética – a da convicção e a da responsabilidade.
A ética da convicção é interpretada como aquela que está escorada em princípios e fundamenta-se pelas normas morais e ideais.
Sua justificação dá-se em razão de deveres, normas e valores universais.
A ética da responsabilidade pauta-se na finalidade e noutilitarismo entre propósitos e conseqüências.
Com o discernimento entre as abordagens da ética da convicção e da responsabilidade não é difícil compreender porque as organizações da economia de mercado se orientam pela ética da responsabilidade, justificando muitas de suas ações e os meios de que se utilizam para as finalidades do lucro e do interesse de alguns.
Relativamente à discussão sobre a ética eo comportamento socialmente responsável, as corporações há muito vêm percebendo que a sociedade civil, de forma crescente, vem associando à qualidade dos bens e serviços produzidos outros importantes ingredientes.
Cada vez mais se exigem lealdade e parceria da empresa para com seus fornecedores, preocupação constante com a satisfação e segurança do cliente, qualidade das relações comempregados, meio ambiente e sociedade, até mesmo com concorrentes.

O ideal da ética nas organizações pode traduzir-se em práticas e comportamentos adotados, tais como: o trabalho participativo; o sentimento de interdependência individual; o espírito de lealdade ao grupo e a responsabilidade coletiva.
Também um processo decisório mais concentrado no consenso do que na autoridade gerencial, podeproporcionar o ambiente desejável e oportunizar a prática de comportamentos éticos, tanto individuais quanto grupais.
Com essa nova dimensão a empresa pode obter um diferencial de sucesso que traz a desejada vantagem competitiva e – junto com a ética – pode tornar as organizações mais confiáveis e mais justas para com os trabalhadores, a sociedade e a natureza.
Desta forma toda organização queobjetiva a responsabilidade social deverá antes de tudo construir junto com seus colaboradores uma política de ética social com normas e condutas internas, que deve ser assimilada por toda organização.

Conceituando a ética empresarial

O termo ética, proveniente do vocábulo grego ethos, significa costume, maneira habitual de agir, índole. Sentido semelhante é atribuído à expressão latina mos, moris,da qual deriva a palavra moral.
A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, como sendo livres e ordenados para seu fim último. A ética foi definida como indagação sobre a natureza, fundamentada na moralidade. É também entendida como juízos morais, padrões e regras de conduta humana, com ênfase na determinação do que é certo e do que é errado.
O dicionário...
tracking img