Etica empresarial no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE PROFESSOR: ROBERTO RIVELINO

A ÉTICA EMPRESARIAL NO BRASIL

2010

ÉTICA EMPRESARIAL NO BRASIL

Trabalho elaborado para avaliação na disciplina Ética Profissional em Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadualde Maringá, sob orientação do Professor Roberto Rivelino.

2010

A ÉTICA EMPRESARIAL NO BRASIL
ASPECTOS SUBSTANTIVOS DA ÉTICA EMPRESARIAL

CONCEITOS GERAIS
A ética e as teorias sobre os princípios éticos

A ética é o estudo das avaliações do ser humano em relação às suas condutas ou às dos outros. Essas avaliações são feitas sob a ótica do bem e do mal, de acordo com um critério quegeralmente é ditado pela moral. Como conjunto de regras, a ética é o rol dos conceitos aplicáveis às ações humanas, que fazem delas atitudes compatíveis com a concepção geral do bem e da moral. Há pelo menos cinco teorias a respeito da formação dos conceitos éticos, que são: 1. A teoria fundamentalista, onde os conceitos extraídos são de fontes externas ao ser humano; 2. A teoria do utilitarismopropõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem para a sociedade como um todo, ou seja, o bem deve ser mensurado pelo seu tamanho e não pelo número de pessoas que beneficia; 3. A teoria do dever ético, defendida por Emanuel Kant propõe que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais, sem exceções, desde que se exija do próximo o mesmo que exigimos de nós;4. A teoria contratualista parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais, para poder conviver em sociedade; 5. A teoria do relativismo mostra que cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal.

A ética e a lei

A lei éuma norma aprovada pelo povo de um país, que possui as seguintes características fundamentais: • Resulta de um processo formal de elaboração, do qual a sociedade participa diretamente ou através de seus representantes. • É dotada de sanção, ou seja, a sua desobediência gera uma penalidade. • É sempre atributiva, o que significa que a cada direito outorgado a alguém impõe um dever, para a mesma oupara outra pessoa. Há comportamentos que são classificados como legais, mas não éticos. E outros, podem ser éticos sem ter respaldo legal.

A ética empresarial: conceito e evolução até a era da ética

A ética empresarial é o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regraséticas). O advento do conceito de lucro como finalidade das operações econômicas representou uma dificuldade para a moral. Os pensadores estavam acostumados com a realidade da economia de troca, na qual se assumiam valores idênticos para os bens intercambiados. Em função disso, consideraram inicialmente o lucro como um acréscimo indevido, sob o prisma da moralidade. No Brasil muitos aspectos da éticaempresarial também mereceram regulamentação em textos legais. A nossa lei que reprimiu o abuso de poder econômico e as práticas anticoncorrenciais foi a 4137 de 1962. Recentemente, ela foi modificada pela Lei nº 8884 de 1993. Nas áreas de proteção ao trabalho, proteção ao ambiente, proteção ao cliente consumidor e muitas outras, a legislação brasileira possui textos específicos, os quais têm semultiplicado nos últimos anos.

Algumas razões para a empresa ser ética

O comportamento ético por parte da empresa é esperado e exigido pela sociedade. Ele é a única forma de obtenção de lucro com respaldo da moral. Esta impõe que a empresa aja com ética em todos os seus relacionamentos, especialmente com clientes, fornecedores, competidores e seu mercado, empregados, governo e público em...
tracking img