Etica empresárial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA EMPRESARIAL


SUMÁRIO

Introdução 3

1. O Dilema dos Valores 3

2. O Dilema dos Destinatários 4

3. Dilema dos Meios 4

4. Conceito de Empresa 5

5. Definição de Ética e Ética Empresarial 5

6. Teorias Sobre os Princípios Éticos 6

7. Importância da Ética Empresarial 6

8. Evolução da Ética Empresarial 7

9. Teorias Éticas 8

10. Valores Éticos e Sua Interpretação9

11. Razões Para a Empresa Ser Ética 10

Conclusão 11

Bibliografia 12


Introdução
A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também,no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio.
Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação. Podemos perceber que a cultura do conflito é mais cara que a cultura da cooperação. A empresa que não pugna por umcomportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso.
O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre a importância da ética, as teorias que a fundamentam e seus valores no campo empresarial.

1. O Dilema dos Valores
As empresas têm vários dilemas na hora de saber o que é ético ou não, ou melhor dizendo, como os vários conceitos de éticapodem ser muito relativos. Na hora de decidir, é difícil para os dirigentes decidirem que opção é a melhor e mais justa.
Temas como testes para diagnosticar uso de substâncias psicoativas ou existência de doenças podem ter dois lados:
• Prevenção de acidentes e/ou contaminações; ou
• Uma atitude de abuso de poder.
Publicações de temas polêmicos também enfrentam o dilema ético: O Estado deveretirá-los de circulação em nome do bem comum ou respeitar a liberdade de expressão?
As empresas enfrentam dilemas. A utilização de seus equipamentos para fins particulares: proibir ou colocar limites?
Cumprir prazos absurdos para entrega aos clientes ou aferir qualidade aos produtos?
Advogados defendendo seus clientes, mesmo que esses sejam culpados. É isso certo ou errado?
Invenções que geramo bem para a humanidade. Patenteá-los e ganhar muito dinheiro ou priorizar o bem de todos?
Mesmo que cheguemos a conclusão de qual "valor é mais ético", torna-se difícil contentar a todos os envolvidos dentro de uma organização. As empresas são formadas por pessoas que têm interesses, valores e visões distintas. O que é melhor para um grupo pode não ser para outro.
O texto, inclusive ressaltaque, questões candentes não conseguem respostas acabadas. Assim, em uma escala de hierarquia de valores, onde encontremos temas como: honestidade, paz, honra, responsabilidade, justiça, obediência, etc. nunca será homogênea a resposta em uma pesquisa onde se repute os mais importantes no cotidiano de um grupo. Alguns temas poderão ser conflitantes. Assim pressupõe-se que, valores pré definidos oupriorizados pelas organizações, podem ser definidos em uma pesquisa de valores.
Tomar a atitude que a maioria acredita ser a melhor poderia não ser corretamente ético para a minoria. O dilema é eterno.
A fidelidade também resvala nos conceitos éticos. Ser leal e fiel a quem? Sempre haverá o outro lado, a quem não estamos sendo fiéis ou leiais. Caberá a cada um escolher o que é mais correto parasi mesmo e tomar uma posição. O foro íntimo terá um peso primordial. Muitas das vezes podemos criar uma alternativa para uma situação, que a priori nos parece só ter dois caminhos. O consenso, a negociação também são prerrogativas éticas. Se o bem comum for preservado e as partes saírem ganhando e fortalecidas, a ética terá sido valorizada.
2. O Dilema dos Destinatários
Dilema também é saber...
tracking img