Etica direitos humanos e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O presente ensaio tem por propósito demarcar aspectos acerca da Diversidade enquanto categoria presente no contexto das relações sociais, em grande parte reafirmada porpadrões éticos e morais constituídos historicamente. Permite assim, o reconhecimento de práticas que acabam por evocar, devido seu caráter contraditório, o debate sobre a garantia e consolidaçãoda Cidadania e dos Direitos Humanos, fundamentais para uma sociedade contemporânea mais justa e igualitária.

1 Este artigo é fruto das reflexões desenvolvidas e apresentadas na disciplina“Cidadania e Direitos Humanos”, ministrada pelo Prof. Dr. Pe. Luís Corrêa Lima e integrada ao Programa de Doutorado do Departamento de
Serviço Social da Pontifica UniversidadeCatólica do Rio de Janeiro.
2 Assistente Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Serviço Social e Saúde
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);Mestre e Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). E-mail: tjca@ig.com.br


Frente a estes aspectos, será tomado como parâmetroaspectos acerca da diversidade sexual, os quais demonstram que apesar da existência de legislações e preceitos universais, a garantia de direitos igualitários ainda é rompida, sobretudo se considerada aperpetuação de padrões conservadores e estigmatizantes na relação entre os indivíduos.
Neste sentido, finalizamos apresentando as contribuições que o Serviço Social, enquanto categoriaprofissional, bem como os compromissos assumidos para efetivação de
um de seus princípios éticos fundamentais, a saber: “o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando orespeito à diversidade, à participação social de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças” (CFESS, 1993).

Diversidade: O direito a ser diferente!

“Que nunca se diga: isso é...
tracking img