Etica contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DISCENTE EXTRA-CLASSE I




Padronização Contábil: convergência aos padrões internacionais



Equipe: DANDARA COSTA
LAÍS SOUZA
LEANDRO ALVES
LORENA MASCARENHAS

















SALVADOR


Julho de 2012

ATIVIDADE DISCENTE EXTRA-CLASSE 1





Introdução

A aprovação da Lei n.º 11.638/2007 significou ummarco histórico na contabilidade brasileira, sendo considerada a maior alteração das práticas contábeis dos últimos 30 anos, desde a edição da Lei n.º 6.404 em 1976. Segundo Maristela Girotto em reportagem na Revista Brasileira de Contabilidade n.º 175, página 7, essa Lei reformulou a parte contábil da Lei das Sociedades por Ações, Lei n.º 6.404/76, visando adequá-la à necessidade de maiortransparência e qualidade das informações contábeis, em virtude da realidade econômica do Brasil e do mundo, com suas economias globalizadas e mercados abertos aos fluxos de capitais estrangeiros. Dentre as modificações introduzidas por essa lei está a convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais.

Diante desse novo cenário, houve a necessidade da criação de um órgão regulamentador ouuma entidade responsável pela emissão de normas contábeis em consonância com os padrões internacionais. Essa entidade é o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis - criada antes mesmo da vigência da Lei n.º 11.638/2007, através da resolução CFC n.º 1.055 de 07 de outubro de 2005.

A atividade ora proposta trata-se de um trabalho de pesquisa sobre o órgão emissor de normas contábeis alinhadasaos padrões internacionais.


Instruções:

a) O trabalho deverá ser respondido em equipes de, no máximo, 5 componentes.

• Deverá ser entregue impreterivelmente até do dia 24 de agosto de 2012





Questões para discussão em grupo

1. O que é o CPC e quais são os seus objetivos?

2. Quais são as 6 entidades integrantes do CPC?

3. Quais são as outras 4 entidades que serãosempre convidadas para participarem do processo de elaboração dos Pronunciamentos Técnicos do CPC?

4. Cite os pronunciamentos já emitidos pelo CPC e a matéria contábil que cada um aborda.














Questão 1




É o Comitê de Pronunciamentos Contábeis criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É atribuição do CPC estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberarobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos técnicos, podendo, emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins.


Questão 2

ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI e IBRACON.
  

Questão 3
Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CMV), Secretaria da Receita Federal e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).Questão 4

• Pronunciamento Conceitual Básico - Estrutura Conceitual:

 O objetivo desse Pronunciamento é servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração e na interpretação dos Pronunciamentos Técnicos, bem como na preparação e utilização das Demonstrações Contábeis das entidades comerciais, industriais e outras.

• Redução ao Valor Recuperávelde Ativos

O Objetivo primordial do mesmo é definir certos procedimentos a fim de visar e garantir que ativos não sejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda. No entanto, caso, haja evidências que os ativos estão registrados por valor não recuperável no futuro, será de responsabilidadeda entidade reconhecer imediatamente a desvalorização, esta feita por meio da constituição de provisão para perdas.

•  Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis :

Registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em...
tracking img