Ethernet/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ethernet/IP
Protocolo de camada de aplicação industrial para aplicações em automação industrial
A Ethernet está ganhando aceitação na área industrial. Computadores pessoais, impressoras e outros periféricos com interfaces prontas para Ethernet estão migrando para a área industrial e, quando usado com switches inteligentes e roteadores este padrão de rede ganha ainda maior aceitação no"chão-de-fábrica". Apenas a falta de normatização de uma camada de aplicação específica e conectividade específica para esta área têm sido barreiras para a aceitação definitiva da Ethernet no cenário industrial.
A Ethernet/IP é um protocolo de camada de aplicação industrial para aplicações de autmação. Construída sobre os protocolos TCP/IP, esta interface utiliza hardware e software já estabelecidos paradefinir um protocolo de camada de aplicação para a configuração, acesso e controle de dispositivos de automação industrial. A Ethernet/IP classifica nós de rede por tipos de dispositivos conforme prédefinidos por procedimentos específicos. O protocolo de camada de aplicação Ethernet/IP baseia-se no “Protocolo de Informação e Controle” (CIP, Control and Information Protocol) usado em ambos DeviceNete ControlNet. Construída sobre estes protocolos a Ethernet/IP oferece um sistema integrado transparente desde o “chão-de-fábrica" até a rede corporativa.
História
O meio físico da Ethernet, cabos e conectores que interligam os PCs, impressoras, e outros periféricos lidam com uma série de protocolos de comunicação tais como IP (Internet Protocol), TCP (Transport Control Protocol) e vários outrosprotocolos de comunicação em redes. Este conjunto de protocolos e conectividade aplica-se também ao ambiente de escritório. Ele permite aos usuários compartilhar arquivos, acessar impressoras, enviar e-mails, consultar a Internet, bem com desempenhar outras atividades de comunicações usadas em um ambiente de escritório. As necessidades do "chão-de-fábrica" são muito mais exigentes e precisamatender a alguns requisitos especiais. Nestes ambientes, os controladores devem acessar os dados a partir de sistemas, estações de trabalho e dispositivos de entrada e saída de dados. Em operações normais o software faz com que um usuário aguarde enquanto uma tarefa está sendo executada. Os dados do “chão-de-fábrica”, por outro lado, são sensíveis ao tempo e requerem comunicação em tempo real. Aparada de um robô ou de um sistema responsável pelo enchimento de garrafas em uma linha de produção no tempo correto requerem uma temporização muito precisa em relação ao aceso de um arquivo em um servidor remoto ou a abertura de uma página em um web site.
A Ethernet/IP é um protocolo de camada de aplicação que foi projetado para o ambiente industrial. Há quatro grupos de normatização que reuníramesforcos para desenvolver e promover a Ethernt/IP como uma aplicação publicamente disponível para automação: O ODVA (Open DeviceNet Vendor Association), a IONA (Industrial Open Ethernet Association), a CI (Control Net International) e a IEA (Industrial Ethernet Association). O objetivo comum a todos estes grupos é mostrar como a Ethernet pode se tornar um padrão comum apropriado para uma ampla escalade de dispositivos de automação. Estes mesmos grupos estão trabalhando em requisitos que são necessários aos ambientes hostís de “chão-de-fábrica”.
Tecnologia Ethernet/IP
A Ethernet/IP usa todos os protocolos de Ethernet tradicional incluindo o TCP (Transport Control Protocol), o IP (Internet Protocol) e as tecnologias de sinalização e acesso ao meio físico encontradas em todas as interfaces derede Ethernet. Por basear-se em tecnologias padronizadas para Ethernet, a Ethernet/IP operará de modo transparente com todos os dispositivos padrão Ethernet disponíveis atualmente. Ainda mais importante, baseando-se em tecnologia Ethernet e em todas as outras envolvidas com Ethernet, a Ethernet/IP estará também envolvida com todas elas.
Os grupos que apoiam a Ethernet/IP estão trabalhando...
tracking img