etgfx

349 palavras 2 páginas
Expressionismo
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha no final do século xix, que retratava o mundo interior do artista expressionista. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha principalmente entre 1905 e 1930
O expressionismo a (estética) foi usada em vários compôs artísticos como: arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc. Surgido como reação ao impressionismo, frente ao naturalismo e o caráter positivista deste movimento de final do século XIX os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista a "expressão"– frente à reflexo da realidade a "impressão".
Principais características: * retrata o domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * pasta grossa, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Principais artistas:
Paul Gauguin, Paul Cézanne, Vicent Van Gogh ,(esses primeiros são considerados pintores da transição entre o impressionismo e o expressionismo), Edvard Munch.
Contexto histórico: o expressionismos tem como contexto histórico de muita tenção e medo pois esse movimento é datado do período anterior da primeira guerra ate o período posterior da mesma.
No final do século xix, começo do xx, era visível o medo da população mundial por uma grande guerra ,porque a tenção entre os países europeus e do mundo inteiro já era grande, já havia conflitos isolados , e um os temas explorados pelos artistas expressionismo mais mórbidos e esse medo da população e depois a marca que a primeira grande guerra causou foi bastante explorados por artistas expressionistas como podemos perceber no quadro de Edvar Munch, O GRITO.
Uma pintura sem traços definidos onde o Sol, O

Relacionados