Ete compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico da compostagem
 A compostagem é praricada desde a história antiga,porém até recentemente, de forma em pírica.  Gregos, romanos e povos orientais já sabiam que resíduos orgânicos podiamretornar ao solo para aumentar sua fertilidade.  Só em 1920, com Albert Howard é que o processo passou a ser estudado cientificamente e realizado de forma racional.

O que é compostagem?
 Pode serdefinida como bioxidação aeróbica exotérmica de um substrato orgânico heterogêneo,no estado sólido, produzindo CO2,água, liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgãnica estável.  Naprática, isto significa que a partir de resíduos orgânicos com caracteristicas desagradáveis,o processo transforma estes resíduos em composto, que é um insumo agrícola.

Divisão da compostagem:
Aeróbica (presença de oxigênio) e anaeróbica (ausência de oxigênio).  O processo aeróbico ainda pode ser dividido em duas fases:

 A primeira é chamada de bioestabilização, caracterizase pela redução datemperatura da massa orgânica que, após atingir 65 C estabiliza-se na temperatura ambiente.  A segunda fase é chamada de “maturação”, dura mais 30 dias.Nesta fase ocorre a humificação e amineralização da matéria orgãnica.

 O composto pode ser utilizado no sollo logo após ser encerrada a fase de bioestabilização.

Parâmetros fisíco-químicos fundamentais no processo de compostagem
 Aeração: éde vital importância para atividades microbianas.  Temperatura: a compostagem aeróbica pode ocorrer tanto em regiões de temperatura termofílica ( 45 a 85 C ) como mesofílica ( 25 a 43 C).  Umidade:água é fundamental para a vida microbiana.No composto situa-se entre 50 e 60%

 Relação C/N: os microrganismos necessitam de carbono, com fonte de energia, e de nitrogênio para síntese de proteínas. Estrutura: quanto mais fina a granulometria maior é a área exposta a atividade microbiana.  pH: é fato conhecido que níveis de pH muito altos ou muito baixos reduzem ou até inibem a atividade...
tracking img