Ete cidade votorantim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico

O Serviço Autônomo de Água E Esgoto de Votorantim (SAEE) foi criado pela Lei n.º 202, de 29/12/1971.
Exerce sua ação em todo o Município de Votorantim, promovendo estudos, projetando e executando obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, esgoto sanitário e coleta de lixo.
São responsável pela captação, adução,tratamento e distribuição de água tratada para o município mediante pagamento de tarifa de água; é responsável pela retirada, afastamento e tratamento dos despejos residuais domésticos (esgoto doméstico) e pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (lixo residencial). A água que abastece Votorantim tem sua origem no Rio Sorocaba, através do excedente da represa de Itupararanga(aprox.. 90% do volume) e dos córregos e riachos formadores do Rio Sorocaba.
Na ETA Central são captados aproximadamente 250 litros por segundo e no Ipaneminha 25 litros por segundo; a água consumida em Votorantim é captada em três locais diferentes: na barragem do Votocel (região central que corresponde a 80% da população), na barragem do Ipaneminha (Ribeirão Ipanema das Pedras, que atende cercade 10% a 15% da população total dos bairros Novo Mundo, Tatiana, Green Valley, Primavera e demais) e na barragem do Cubatão (que atende a 5% da população de chácaras de lazer e parte da Vila Nova Votorantim).


O Tratamento de Água em Votorantim

O processo de tratamento é tradicional: a água bruta é encaminhada à canaleta de entrada das ETAs, recebe sulfato de alumínio e pré-cloração(cloro-gás) e fluoretação (ácido fluorcilíssico), é encaminhada ao floculador onde permanece em agitação pelas pás dos floculadores, segue para os decantadores onde as partículas formadas na floculação decantam no fundo dos mesmos e pelas canaletas abertas dos decantadores passam aos filtros lentos por gravidade, onde camadas sucessivas de areia, seixos e carvão antracito, fazem a filtragem final; a água,após essa etapa, segue para os reservatórios de distribuição, onde é feita nova análise do teor final de cloro e flúor e as correções necessárias, para finalmente ser distribuída para o consumo final. Os produtos utilizados no tratamento são: sulfato de alumínio isento de ferro (sulfato branco), cloro-gás, hipoclorito de sódio (algumas ETAs), cal ou barrilha (para correção de PH) e ácidofluorcilíssico (flúor).
A água, após tratada, deverá seguir padrões de potabilidade conforme Portaria 36 do ministério da Saúde, com Ph neutro (Ph 7), baixa turbidez, clorada e fluoretada dentro dos padrões, sem odor e aspecto límpido. O sistema é misto, parte por gravidade (região central desde a ETA Central) e os demais reservatórios recebem água tratada por bombas de recalque; a partir da ETA Central,onde existem 02 reservatórios de água, sendo 1 de 2 milhões de litros e outro de 800 mil litros, a água tratada segue por bombas de recalque até os reservatórios nos Bairros Parque Bela Vista, Rio Acima, Mirante dos Ovnis, Paula Ney (Matão), Vila Irineu, Vila Nova Votorantim, Vila Garcia e região central, onde é distribuída por gravidade; a partir da ETA Votocel, a água tratada segue para osreservatórios da Vila Votocel e Fábrica, Reservatório do Loteamento São João, Reservatório do Serrano e Itapeva.
A partir da ETA Votex a água tratada segue para os reservatórios do CDHU e parte dessa água agora também segue para o reservatório de 2 milhões de litros da ETA Central (interligação de ETAs); da ETA do Jardim Novo Mundo, a água tratada segue para o reservatório do Novo Mundo, no mesmolocal da ETA e para o Reservatório do Tatiana. No bairro dos Morros existe um reservatório metálico de 100 m³, com água tratada de poço profundo (semi-artesiano). Dos reservatórios a água é distribuída por gravidade à população dos bairros servidos. O cloro é colocado na água bruta de forma gasosa na ETA Central e nas demais ETAs é de forma líquida, chamado: hipoclorito de sódio. O tratamento da...
tracking img