Etar's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E-Fólio A
Biologia Geral II

Microbiologia: ETAR’s (Estações de Tratamento de águas Residuais) por Lamas Ativadas.

Introdução
Todos sabemos da importância da Água como elemento essencial não só para a vida humana e para a manutenção dos ecossistemas, como para o nosso desenvolvimento económico e social.
A Água é utilizada para muitos fins: domésticos, industriais e agropecuários. Depoisde ser utilizada, a água não mantém as características que tinha anteriormente. É uma água residual, que em geral, está poluída. Esta deve passar por uma séria de tratamentos antes de ser devolvida à Natureza. Os tratamentos são realizados em estações de tratamento de águas residuais – ETAR’s -.
Uma ETAR é, como nos indica a sigla, uma estação de tratamento de Águas Residuais. Responsável pelotratamento (Tratamento Preliminar, Tratamento Primário, Tratamento Secundário, Tratamento Terciário), torna-se de novo, adequadas ao consumo humano e não só.

Corpo de texto
Uma estação de tratamento de Águas Residuais (ETAR), é o destino mais adequado à promoção e defesa da saúde pública. A importância a nível da sua construção é enorme.
As águas limpas e desinfetadas, provenientes da ETAR elançadas de novo para circulação, quer na rede de distribuição de água pública, como na própria Natureza (rios, lagos, etc.) passam por diferentes fases de tratamento.
A água recolhhida pela ETAR, passa por 4 fases importantes.
Primeiramente pela fase do Tratamento Pré-eliminar, onde está inserido várias etapas, tais como: Gradagem; Trituração; Desaneração; Desengordurante e Homogeneização. Nestafase, sistemas de filtração adequados permitem remover sólidos de grandes e pequenas dimensões através de grades de diferentes diâmetros. O desarenamento, o desengordurante e a homogeneização também são afetados nas respetivas caixas de areia, de gordura e em pré- decantadores.
A fase do Tratamento Primário, consiste numa decantação, onde determinadas partículas são separadas da água, através dasedimentação, constituindo lamas. Este processo, é muitas vezes auxiliado pela adição de agentes químicos, que através da coagulação/floculação, possibilitam que as partículas se agregam mais, tornando mais fácil o processo de decantação.
O Tratamento Secundário, é designado também por tratamento Biológico, que consiste na renovação de matéria orgânica biodegradável, feita com microorganismos emtanques arejados.
Neste processo de tratamento, as águas residuais sujeitas, sofrem um tratamento que pode ser classificado em tratamento Aeróbio, processo que ocorre na presença de oxigénio. E tratamento Anaeróbio, processo que ocorre na ausência de oxigénio.
No tratamento Aeróbio, existem 3 processos (Lamas Ativadas; Leitos Perculadores e Discos Biológicos) que simulam o processo natural dedecomposição, com eficiência no tratamento de partículas finas em suspensão. O oxigénio é obtido, por areação mecânica ou por insuflação de ar.
No tratamento Anaeróbio a sedimentação dos resíduos é feita também por microorganismos, mas pela ausência de ar ou oxigénio.
A última fase é designada por Tratamento Terciário, que consiste na renovação de alguns poluentes específicos e na desinfeção daságuas residuais com recursos a determinadas substâncias químicas e radiação ultra-violeta, de modo a permitir a sua posterior reutilização. O Tratamento Terciário pode incluir vários processos, como: coagulação/floculação, filtração, adsorção e desinfeção.
No âmbito do objetivo do trabalho sobre o tema: “Microbiologia: ETAR’s por Lamas Ativadas.”, devemos recordar um pouco sobre Microbiologia,visto, que o processo de Lamas Ativadas, insere-se no Tratamento Secundário ou Tratamento Biológico. Tratamento este, em que são utilizadas microorganismos. Os microorganismos presentes nas águas residuais utilizam os constituintes presentes nas águas, de forma a aproveitarem o material celular para seu crescimento e produzirem energia para os processos vitais, como a locomoção e reprodução.
O...
tracking img