Etapas pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
ETAPA 01: Resumo Geral e Análise P.C.P.

* Breve histórico:
Na pré-história já acontecia à industrialização quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente.
Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria. Neste caso podemos citar a evolução daprodução em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, ou seja, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado.
A cultura de melhoria contínua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa,a preocupação era produzir o máximo.
O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial. O americano estava atrelado em quantidade de produção e o Japonês se preocupava em atender em qualidade.
As empresas foram obrigadas a ouvir o mercado e saber o que o mercado quer. Isto define e revoluciona todo o processoindustrial onde as empresa começam a traçar estratégias competitivas, como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.

* Conceito:
Podemos analisar que o Planejamento e Controle de Produção é muito importante para as empresas, pois é capaz de determinar o melhor emprego para os recursos, fazendo assim com que os objetivos sejam executados como previstos. O PCP éresponsável por satisfazer a demanda dos consumidores, dentro das limitações do projeto.
Dentre as possibilidades do PCP, encontramos o controle de recursos produtivos para que estejam disponíveis à serem utilizados no momento da produção, ou seja, garantindo que a produção corra eficazmente, e pronta a aplicar medidas corretivas caso necessário.

* Objetivo:
O objetivo do PCP é obter emanter a qualidade, obtendo assim os melhores produtos e serviços. Com esse controle da qualidade os índices de falhas e erros são baixíssimos, já os índices de produtividade e qualidade são bem altos sem falar do menor custo de produção. Tudo isso leva a empresa a produzir muito mais com um custo muito mais baixo.
Ao contrario do que se pensa o PCP é utilizado em todo o processo, desde a produçãoaté entrega do produto/serviço. A empresa tem uma capacidade para produção, ou seja, o quanto a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. O planejamento visa medir a demanda e a capacidade de produção e adequá-la para que sejam cumpridos pedidos e prazos.

* Importância:
A importância do PCP numa empresa é de tamanha relevância porque, analisandoo contexto em que as melhoras são inconfundíveis em que temos um melhor emprego dos recursos de produção e assegurando assim a execução do que foi previsto. Além do mais neste sistema podemos planejar a não ter falhas e nem distorções obtendo assim bons resultados.

* Planejamento:
Temos nesse processo o MRP (Material Requirements Plannings) que permite que as empresas calculem quanto dematerial vão precisar em determinado momento da produção, por ser um sistema computadorizado traz dados mais seguros e completos a respeito da produção.
Outra abordagem de PCP mais recente é o Just in Time, que visa atender a demanda instantaneamente, ou seja, produzir bens e serviços apenas quando são necessários sem desperdício e com máxima qualidade.
Nos demais, planejamento e controle decapacidade produtiva, capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Isso normalmente significa decidir como a operação...
tracking img